Evento: Painel online Artistas com deficiência no plano das artes gerais: uma nova agenda cultural para a Europa |
---|
Data: 12 de Março, 2021, 15.00-16.00 O tema desta conversa foi Artes e Deficiência, e incidiu em particular sobre um relatório publicado em 2020: "Disabled artists in the mainstream: a new cultural agenda for Europe". O relatório sublinha a importância central do acesso às artes por pessoas com deficiência, quer como artistas, quer audiências, quer profissionais das artes. Foram abordados temas como:
Oradores:
O evento foi ao vivo, através do Facebook Events, das páginas web de Acesso Cultura e @europebeyondaccess. Pode aceder ao vídeo do evento (língua inglesa) através do: Descarregar o relatório. Também está disponível em francês e polaco. |
Mais informação sobre Diana Niepce |
---|
Diana é uma artista Europe Beyond Access. É uma bailarina e coreógrafa portuguesa com deficiência que utiliza choque, nudez e técnicas disruptivas das normas sociais numa exploração da sexualidade das pessoas com deficiência e a objetificação dos corpos não-normativos. Veja a Diana em ação: O British Council encomendou a publicação de dois blogues à Diana, um dos quais, “De Portugal a Polônia” descreve a sua experiência numa residência artística na Polónia com a companhia de Teatro gerido por pessoas com dificuldades de aprendizagem, Teatr 21. |
Europe Beyond Access é um programa ambicioso de 4 anos que visa internacionalizar as carreiras de artistas com deficiência e revolucionar o panorama das artes na Europa.
O programa consiste num plano intenso de atividade incluindo novas comissões, ateliês, residências, ferramentas, eventos de rede, apresentações, laboratórios criativos, entrevistas com artistas e filmes.
Os objetivos de fundo da Europe Beyond Access são:
- Contribuir para a inovação artística de artistas com deficiência na Europa
- Revolucionar a programação artística nas artes performativas europeias, através da divulgação de trabalho de classe mundial nas artes performativas, e pela criação duma rede de diretores artísticos com interesse em encomendar e apresentar artistas com deficiência.
- Aumentar interesse público em trabalho desenvolvido por artistas com deficiência
- Criar as melhores condições possíveis para quem trabalha nas artes poder identificar, desenvolver, produzir e apresentar o trabalho de artistas com deficiência
Os principais parceiros do projeto são o British Council (no RU e na Polónia), Oriente Occidente (Itália), Onassis Stegi (Grécia), Holland Dance Festival(Holanda), Kampnagel (Alemanha), Per.Art (Serbia), e Skånes Dansteater (Suecia). O projeto é cofinanciado pelo programa Europa Criativa da Comissão Europeia.
Parcerias deste género são fundamentais para a partilha de ideias criativas, já que apoiam a experimentação e o trabalho de artistas com deficiência, fomentando audiências maiores e fortalecendo o setor das artes na Europa.
Há várias maneiras de participar e apoiar Europe Beyond Access.