PHOTO: TRANSMEDIA © ANNA TITOVETS
Desenvolvemos parcerias com artistas britânicos e portugueses assim como com organizações partilhando modelos de negócios, melhores práticas e novas metodologias de trabalho. Trabalhamos com os decisores políticos e organizações governamentais para encontrar soluções partilhadas face aos desafios globais.
O nosso trabalho centra-se em três áreas, Empreendedorismo Criativo, Liderança Cultural e Desenvolvimento de Políticas.
Empreendedorismo Criativo
Os empreendedores criativos são a ponte entre os artistas e o público. Desde os editores de livros aos promotores musicais, desde os produtores de cinema aos criadores de jogos interativos, todos desempenham um papel fundamental na definição do que é a cultura que “consumimos”. No mercado do dia-a-dia, eles desempenham um papel vital no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores de produção e distribuição, com destaque para os benefícios económicos, culturais e sociais.
Liderança cultural
Qual é o papel da cultura na nossa complexa sociedade em rápida mutação?. A cultura pode desempenhar um papel nas questões sociais mais amplas, como a política externa, relações internacionais, regeneração económica e conflitos sociais e de inclusão? O British Council procura envolver a nova geração de líderes culturais com as principais partes interessadas em todo o mundo no desenvolvimento de estratégias comuns para enfrentar as questões culturais globais.
Política de Desenvolvimento
A eficácia das políticas é essencial para o desenvolvimento de uma economia criativa, sustentável e competitiva. A estrutura em torno da qual se desenvolve a economia criativa é formada por uma série de intervenções do governo, regulamentos fiscais e políticas de educação. Através desta vertente de trabalho, e tendo em conta que a economia criativa é tanto um fenómeno global como local, o British Council procura promover a discussão e a partilha de iniciativas e perspetivas adequadas, construindo um diálogo a nível local, regional e internacional para um desenvolvimento mais sustentável.
Creative Hubs
A Rede Europeia de Centros Criativos (ECHN) é um projeto co- financiado pela Comissão Europeia, liderado pelo British Council em parceria com um consórcio de centros criativos europeus, Bios na Grécia, Addict em Portugal, betahaus na Alemanha, Kulturni Kod / Nova Iskra na Sérvia, Creative Edimburgo no Reino Unido, Factoria Cultural em Espanha, e a Rede de Empresas Europeias ( EBN ). A ECHN visa melhorar o ecossistema que suporta o desenvolvimento e crescimento do setor criativo e cultural através do apoio à subsistência e crescimento de centros criativos da Europa , criando uma comunidade de líderes criativos experientes na Europa a partir de uma variedade de setores e promover centros com modelos inovadores para apoiar a economia criativa na Europa.
Através deste projeto, os gerentes dos hubs criativos da Europa podem comunicar com os seus pares e ter acesso a uma comunidade de hubs, visitar e aprender com outros centros criativos em toda a Europa, trocar boas práticas e reforçar as competências, bem como aprender sobre os negócios de sucesso e modelos sustentáveis.