Desde 1934, o British Council tem-se esforçado para criar uma base de conhecimento amigável e compreensão entre pessoas do RU e o resto do mundo. O nosso trabalho nas artes tem sido um pilar imprescindível dessa missão há mais de 80 anos, tendo encontrado novas maneiras de ligar as pessoas e construir compreensão mútua através da criatividade. O nosso trabalho nas artes construi relações entre artistas, organizações e audiências no desenvolvimento de projetos de criatividade em todo o mundo. Ajudamos artistas a explorar novos terrenos, apoiamos criatividade e inovação, capacitamos e desenvolvemos pessoas para assegurar espaços seguros para a partilha, a investigação e ao desenvolvimento de políticas. O nosso trabalho nas artes cresceu substancialmente ao longo dos últimos 5 anos. Operamos em mais de 100 países, em 8 áreas artísticas que abrangem todas as principais indústrias criativas do RU. O nosso impacto é sentido anualmente por mais de 15 milhões de pessoas em iniciativas físicas e mais de 200 milhões online e nos média. Mas a nossa ambição também aumentou, e objetivamos duplicar estes números nos próximos anos. A nossa estratégia para atingir esse objetivo passa por 5 pilares principais:
- Partilhar as Artes do RU com o mundo
- Fomentar colaboração e redes de interesse mútuo
- Potenciar a mudança social através das Artes
- Capacitar e desenvolver pessoas
- Influenciar e fomentar política e investigação nas artes
A nossa estratégia mais completa para a visão 2021 está disponível neste pdf.(hl: https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/bc013_arts_strategy_1...)
Disability Arts International
Disability Arts International é uma página web e uma newsletter digital regular desenvolvidos pelo British Council, a organização do RU dedicada a relações culturais e oportunidades na educação. Objetiva promover o trabalho duma geração única de artistas com deficiência ou com incapacidade no acesso, bem como empresas geridas por pessoas com deficiência e organizações dedicadas à inclusão nas artes.
A página web partilha as múltiplas maneiras em que as organizações estão a trabalhar para aumentar o acesso às artes para pessoas com incapacidade, como artistas ou audiências/visitantes. DisabilityArtsInternational.org explora também os contrastes e as realidades dos ecosistemas políticos e de financiamento.
Temos a plena consciência que há muitos artistas que não gostam que a sua arte seja vista apenas pela lente da sua deficiência ou incapacidade, mas também sabemos que existe uma geração de artistas que está a explorar a sua relação com a sua diferença, e a utilizar essa exploração para desafiar e transformar o panorama artístico do corrente principal das artes.
A diversidade é umas das grandes oportunidades criativas do nosso tempo.
DisabilityArtsInternational.org foi criada em 2013 pelo British Council, como parte do projeto UnlimitedAccess, financiado pela UE.
British Council Portugal, Acesso Cultura e DG Artes - Protocolo e Ações Formativas
Foi assinado no dia 19 de Junho 2019 um protocolo de parceria entre o British Council, a Direcção-Geral das Artes (DGARTES) e a Acesso Cultura. Trata-se de uma parceria para a disponibilização de ações de formação dirigidas a entidades artísticas e agentes culturais na área das artes performativas em Portugal.
A formação teve como objeto a inclusão de pessoas com deficiência ou com incapacidade no acesso tanto à criação como à fruição das artes performativas em Portugal, tendo como modelo as boas práticas do Reino Unido, mas também portuguesas. Este protocolo é o resultado de três visões que se conjugam e complementam. A iniciativa partiu do British Council, que propôs a implementação de um programa na área das artes e deficiência, onde Portugal seja o “país focal”.
Uma das condições para se ser um “país focal” é a necessidade de se estabelecer uma parceria com uma organização especializada nas áreas a desenvolver (artes e deficiência), assim como a obrigatoriedade de ser incluído o serviço governamental na área da cultura de intervenção no domínio das artes. Assim sendo, a DGARTES entrou como parceiro governamental que tem por atribuições, entre outras, promover a igualdade de acesso às artes, assegurando a diversificação e descentralização da criação e da difusão da criação e produção artística, bem como incentivando o desenvolvimento de mecanismos que estimulem e facilitem o acesso dos diferentes públicos.
A Acesso Cultura associou-se, a convite do British Council, como organização especializada e com conhecimento privilegiado das companhias existentes a nível nacional que desenvolvem o seu trabalho nas áreas das minorias sociais e culturais e de artistas com deficiência. Os três parceiros pretendem focar-se na capacitação das entidades relacionadas com as artes performativas, quer na inclusão de artistas com deficiência ou com incapacidade, quer na concepção de espetáculos que permitam ser acessíveis a pessoas com deficiência, através de ações de formação especializada dirigidas a artistas, diretores artísticos, programadores e aos técnicos do sector. As ações de formação foram também dirigidas aos trabalhadores da DGARTES, enquanto avaliadores de projectos artísticos, permitindo-lhes assim uma maior sensibilização para as especificidades dos artistas e do público com necessidades específicas.