O British Council cria oportunidades internacionais entre os povos do Reino Unido e de outros países e constrói relações de confiança entre todos no mundo inteiro. Acreditamos que, para ser bem-sucedida, a proteção de menores exige a responsabilidade de todos. O cuidado e o bem-estar das crianças são essenciais, pois todas têm o direito a ser protegidas de todo o tipo de maus-tratos e abusos. 

O British Council considera que temos o dever fundamental de cuidar de todas as crianças com quem contactamos, incluindo protegê-las de qualquer abuso. Fazemo-lo em concordância com as leis britânicas de proteção de menores e as leis em vigor nos países em que trabalhamos, e ainda em conformidade com a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDR) da ONU, de 1989.

O British Council define criança como todo o ser humano que ainda não atingiu os 18 anos (CDR 1989), independentemente de o país em que a criança vive ou o seu país natal conferirem a maioridade mais cedo.  

Esta política é obrigatória para os colaboradores do British Council em todo o mundo. Inclui pessoas contratadas ou voluntárias, em regime de tempo parcial ou tempo inteiro, bem como pessoal diretamente contratado, administradores, adjudicatários, colaboradores externos, consultores, voluntários, estagiários e qualquer pessoa que trabalhe em nome do British Council. 

O BRITISH COUNCIL ESTÁ EMPENHADO EM:

  • valorizar, respeitar e ouvir as crianças;
  • contratar colaboradores criteriosamente, fazendo as confirmações  necessárias
  • adotar procedimentos e sistemas de proteção de menores entre os colaboradores
  • adotar uma visão comum sobre proteção de menores e refleti-la na organização e prática dos colaboradores
  • partilhar informação sobre proteção de menores e boas práticas com colaboradores, crianças e pais
  • partilhar informações que suscitem preocupação com as entidades competentes e envolver em conformidade pais e crianças 
  • fazer uma gestão eficaz junto dos colaboradores através de supervisão, apoio e formação.

Temos disponíveis os recursos adequados para implementar esta política e fazer com que ela seja divulgada e compreendida. 

O British Council fará anualmente uma revisão desta política, tendo em conta atualizações reguladoras e legais e a melhoria da prática.

Se tiver alguma dúvida em relação a proteção de menores, por favor contacte-nos.

Keeping Children Safe organisation

Keeping Children Safe trabalha com organizações para:

  • Proteger todas as crianças de exploração, abusos e violações dos direitos humanos
  • Promover a utilização e avaliação dos padrões internacionais de proteção de menores
  • Ajudar organizações a planear e manter a segurança das crianças
  • Encorajar as organizações a assumirem um compromisso global para garantir que os seus funcionários, centros de ensino e programas não prejudicam as crianças.

Como é que este compromisso é avaliado?

Em 2015, o British Council conseguiu a Children Safe Level 1 Certification depois de uma auditoria realizada por uma entidade externa. O mesmo certifica que as nossas medidas de segurança de menores são “adequadas” e reconhece oficialmente que temos em prática um quadro abrangente que satisfaz as normas para protegermos menores do perigo e caso ocorram problemas  conseguimos responder adequadamente. 

Demonstra que o British Council esforça-se ao máximo para conseguir um ambiente seguro para as crianças e que todas as nossas atividades englobam a segurança das crianças.  É um grande desafio mas o impacto e benefício para as crianças nas nossas atividades são enormes.