By Colm Boyd

06 de Nov de 2019 - 11:06

6 dicas para treinar o seu listening

"Temos duas orelhas e uma boca, e devemos utilizá-las proporcionalmente".

Susan Cain, O poder dos introvertidos num mundo que não para de falar.

Quer estejamos a aprender um idioma estrangeiro ou não, todos devíamos aprender a ouvir mais e melhor. Como professor, consigo identificar de imediato quais são os alunos que praticam frequentemente o listening ou a compreensão auditiva em inglês fora das aulas. São aqueles que compreendem rapidamente as instruções, aqueles que utilizam expressões mais coloquiais e, muitas vezes, aqueles cuja pronúncia se aproxima mais à de um falante nativo.

Ao contrário da gramática, do vocabulário ou até da expressão escrita, a compreensão auditiva não pode ser estudada e melhorada de um dia para o outro. A única solução para progredir de forma gradual e duradoura é precisamente praticar com regularidade. Isto não significa que para melhorar as suas capacidades auditivas precisa de fazer um esforço astronómico. Experimente as recomendações que se seguem sobre como pode praticar através da internet e arrase neste exame, tornando-se no campeão do listening.

1: Aproveite as páginas web que permitem praticar o listening por níveis

Existem tantas páginas dedicadas à prática da compreensão auditiva que é fácil sentirmo-nos um pouco desorientados no momento de optar por uma. Ao longo dos anos, constatei que a maioria dos alunos prefere aquelas que lhes permitem progredir e avançar para diferentes níveis. Para eles, é muito motivador poder começar num nível que considerem um pouco exigente, mas compreensível, para conseguirem, algum tempo depois, avançar para o seguinte.

Entre as páginas que costumo utilizar com os meus estudantes encontra-se a breakingnewsenglish.com, centrada em notícias breves e interessantes sobre a atualidade mundial e que permite aos alunos selecionar não só o seu nível, mas também a velocidade na qual desejam ouvir a gravação. Após algumas semanas ou meses de audição regular, os estudantes costumam sentir que esse nível já não representa um desafio e simplesmente avançam para outro de maior dificuldade. Outras páginas muito recomendadas que permitem ouvir por níveis são a elllo.org e a Randall’s Cyber Listening Lab.

2: Encontre um youtuber que lhe agrade

Ver vídeos de youtubers pode ser uma excelente forma de praticar o listening em inglês. É verdade que a maioria se limita a falar à frente da câmara durante alguns minutos, o que implica que o espetador apenas conta com os restantes elementos visuais para o ajudarem a compreender. É quase como ouvir rádio, mas aqui podemos ver o locutor. 

Opte por alguém que tenha interesses semelhantes aos seus: Os entusiastas da comédia podem divertir-se com as divagações de Jenna Marbles; os aficionados do desporto podem assistir aos combates de KSI; as apaixonadas pela maquilhagem podem desfrutar dos tutoriais de Laura Lee... Para os alunos que se encontram num nível inferior, talvez seja mais conveniente optar por um youtuber que legende os seus vídeos em inglês. Aqui ficam algumas estrelas do YouTube  muito populares.

3: Pratique com listenings  retirados de exames e que se encontram disponíveis na internet

Se está a considerar a possibilidade de realizar um exame oficial num futuro próximo, é fundamental que pratique de forma específica aquilo que lhe será exigido na componente de compreensão auditiva. Ao longo dos anos, lecionei vários cursos de preparação para o Proficiency a alunos com um nível de inglês quase nativo, que, em muitos casos, trabalhavam em inglês, viam televisão em inglês e que, inclusivamente, tinham familiares ou amigos britânicos ou americanos. Estes alunos têm o hábito de começar o curso com a mentalidade de que a parte de compreensão auditiva será "canja"... até que lhes apresento um exame real. Torna-se assim imediatamente claro que uma coisa é ser capaz de perceber mais ou menos aquilo que se diz, mas outra coisa completamente diferente é conseguir responder a perguntas concretas, muitas vezes subjetivas, como aquelas do Proficiency.

Por isso, é fundamental que se familiarize com o formato e o tipo de perguntas do exame que pretende realizar. Felizmente, existem muitas páginas web que o ajudam na preparação para o grande dia. O British Council oferece exercícios gratuitos de compreensão auditiva para o IELTS no seu curso de IELTS Ready Premium; em Exam English encontrará exercícios gratuitos de listening para os principais exames, desde o First ao TOEFL.

4: Vicie-se nas séries 

Uma forma básica de desenvolver a sua capacidade de compreensão auditiva em inglês é ver séries na sua versão original. Se gosta de ver televisão, também pode considerar a possibilidade de seguir uma série através da internet (veja 6 conselhos para aprender inglês mais rápido). De facto, para aprender idiomas, as séries online são inclusivamente mais adequadas, pois, geralmente, cada episódio dura apenas alguns minutos.

Visto que para melhorar a compreensão auditiva costuma ser necessário ouvir o mesmo áudio ou vídeo mais do que una vez, é muito mais simples fazê-lo com um pequeno episódio de uma série disponível na internet, como Newborn Moms, do que com os episódios que têm uma hora de duração como Game of Thrones. E existem séries disponíveis na internet para todos os gostos. Por exemplo, as curtas-metragens que fazem parte do Young Vic Films são protagonizadas por atores britânicos famosos. Deseja mais sugestões para escolher a sua série web ideal? 

5: Utilize podcasts

O modesto podcast é, provavelmente, o recurso mais simples para praticar a sua compreensão auditiva através da internet. Pode transferi-lo para o seu telemóvel e ouvi-lo no caminho para o trabalho, enquanto prepara o jantar ou quando pratica desporto. A aplicação de podcasts do British Council tem à sua disposição uma vasta variedade, para diversos níveis e interesses; por outro lado, na página web de LearnEnglish encontrará a série "Professionals", constituída por pequenos áudios de pessoas que falam em contextos empresariais, bem como atividades mais específicas para os estudantes que pretendam realizar exercícios de listening .

Caso se atreva a tentar algo mais complicado, experimente ouvir podcasts dirigidos a falantes nativos. Embora, à primeira vista, possam parecer difíceis, na verdade, ao optar por um tema que lhe interesse, verá que afinal não são assim tão complexos. O do NPR News Now consiste num simples resumo de cinco minutos das notícias mundiais mais recentes, atualizadas de hora em hora. Também costumo recomendar aos meus alunos os de nove minutos de Witness, da BBC, nos quais são apresentados momentos importantes da historia moderna narrados pelos seus protagonistas. Escolha um podcast que aborde um tema que seja do seu interesse e verá como ficará ansioso por entender cada palavra que é dita.

6: Faça ditados online (incluindo de canções)

Uma das atividades mais complicadas do listening é o ditado. É possível que não considere esta atividade muito útil, porém, é algo importante, principalmente porque representa uma componente de muitos exames, na qual os alunos têm de anotar as palavras ou expressões exatas do áudio (e escrevê-las corretamente). Existem muitas páginas web dedicadas a estes ditados. Durante as minhas aulas, já utilizei o dictationsonline.com, através do qual pode selecionar o seu nível e transcrever pequenos excertos de obras literárias famosas.

Outra opção é procurar no YouTube o Coach Shane, um professor de inglês que publica vídeos todos os dias, nos quais os alunos têm de transcrever frases extraídas de programas televisivos . Se gostava de fazer um ditado sobre um tema que lhe interesse pessoalmente, porque não utiliza uma das conferências TED.com? Apenas tem de selecionar um pequeno fragmento da conferência que escolheu, ver essa parte várias vezes até que consiga transcrevê-la por completo e depois confirmar as respostas através da transcrição que disponibilizam na página web ou através das legendas da conferência. E caso pretenda divertir-se enquanto prática o ditado, pode sempre visitar a página web lyricstraining.com e ouvir as canções pop que mais lhe agradem à medida que transcreve a letra. 

Independentemente do método que preferir, para melhorar o seu listening em inglês e registar os seus progressos, é essencial que o aplique com regularidade. Esta é a altura ideal para se empenhar e começar a preparar-se para obter os melhores resultados no seu próximo exame de listening!

 

29