6 Conselhos para aprender inglês mais rápido
Antónia (54 anos), empregada doméstica em Vila Real, aprendeu a falar mandarim em apenas 4 semanas com este método simples! Foi esta a informação que recebi há poucos dias através de um anúncio online. Fiquei contente pela Antónia: afinal, conseguiu aquilo que nem o maior especialista poliglota consideraria possível. O problema é que a internet está cheia de empresas que fazem promessas duvidosas de soluções mágicas como esta.
No entanto, é evidente que aprender inglês (ou qualquer outro idioma) requer tempo e esforço. Os professores também estão cientes de que a aprendizagem está longe de ser um processo linear, como muitos dos meus estudantes me recordaram ao longo dos anos, a aprendizagem vai alternando entre acelerações súbitas e momentos em que o motor vai abaixo, tal como acontece com um condutor inexperiente. Nesta publicação do blog, veremos algumas estratégias para acelerar um pouco os seus progressos com o inglês.
1. Organize-se
Antes de mencionar as técnicas para agilizar a sua aprendizagem do inglês, é necessário responder primeiro à pergunta: "Quando?". Para realmente aprender, é necessário um estudo constante, e, geralmente, muita revisão. Se o seu objetivo é aprender inglês rapidamente, necessitará de várias sessões de estudo por semana. Consegue dedicar-lhe uma hora durante a maioria das tardes?
Se não, consegue reservar algum tempo durante as manhãs dos fins de semana? Ou será que consegue incluir no seu horário um espaço de estudo em momentos como o almoço, ou durante o caminho para as aulas ou o trabalho? O primeiro passo, portanto, é decidir quando pode estudar. Seja realista e cumpra com aquilo que estipulou.
2. Prepare-se para um exame
Alguns alunos pretendem simplesmente estudar inglês, sem a pressão de terem de se preparar para um exame importante. Embora possa ser uma abordagem válida, de vez em quando relembro aos meus estudantes o poder motivador dos exames. Não importa a idade da pessoa; os exames tendem a tornar-se num fator que reaviva medos da infância, já que não queremos tirar um mau resultado, desperdiçar o dinheiro, ou que os nossos amigos saibam que reprovamos.
Isto traduz-se num certo grau de adrenalina, não só no dia do exame, mas também durante as semanas e os meses anteriores. Já assisti a muitos estudantes medíocres tornarem-se verdadeiros marrões nos últimos meses antes de um exame, e a melhorem o seu nível a passos gigantescos. Por isso, quer esteja interessado em obter um certificado ou não, lembre-se que um exame pode ser o incentivo necessário para aprender inglês rapidamente. Informe-se sobre as opções de exames de inglês do British Council.
3. Faça voluntariado em inglês
Quando cheguei a Barcelona pela primeira vez, trabalhei como voluntário num centro para filhos de imigrantes. Ensinava as crianças de 6-7 anos a ler (em espanhol) que, tal como eu, não falavam muito em espanhol. Era a pessoa mais acertada para esta tarefa? Evidentemente que não. As crianças aprenderam a ler melhor? Penso que sim. Tive de aprender espanhol à velocidade da luz? Sem dúvida!
Ao pesquisar um pouco, encontrará muitas formas de ser voluntário em inglês. Se dispõe do tempo e dinheiro necessários, pode participar em programas de trabalho no estrangeiro como os que são oferecidos pela plataforma WWOOF UK.
Se não for o caso, procure oportunidades na sua área de residência. Por exemplo, existem muitos centros culturais com atividades para crianças, lares de idosos, etc., que teriam todo o gosto de contar com voluntários uma vez por semana para darem uma aula, um workshop ou uma sessão de leitura em inglês.
Não necessita de ter um nível de inglês nativo, apenas tem de ser capaz de disponibilizar aquilo que sabe. Qualquer professor experiente concordará comigo quando digo que a melhor maneira para aprender algo é ensinando-o. Desta forma, tornar-se num professor voluntário pode ser uma experiência muito vantajosa tanto para si, como para os seus alunos, e um excelente modo de aprender inglês rapidamente.
4. Não se limite a ver séries: transforme-as no seu curso de idiomas
Todos sabemos que ver séries pode ser uma forma divertida e útil de aprender. Há muitas à escolha, o que significa que, se o seu objetivo é aprender inglês rapidamente, terá de restringir um pouco as suas opções. Em vez de ver qualquer coisa e encontrar expressões novas aqui e ali, porque não opta por uma série em concreto que lhe sirva como curso de idiomas em casa?
Opte por uma que lhe seja relevante pessoalmente. Alguns dos meus alunos são advogados e colocaram-no em prática com a série The Good Wife, surpreendendo-me todos as semanas com a gíria jurídica que iam aprendendo com ela. Esta lista de séries de televisão pode ajudá-lo a escolher.
Quando tiver optado por uma, veja essa série de forma ativa: coloque as legendas em inglês e pare a imagem de vez em quando para anotar expressões úteis ou interessantes. Lembre-se de rever os seus apontamentos regularmente para garantir que memoriza esse vocabulário.
5. Utilize um e-book
O debate sobre os livros em papel e os e-books fica resolvido quando se trata de ler para aprender inglês: ganha o e-book, fim do debate. Muitos dos meus alunos de nível superior têm-me surpreendido ao longo dos últimos anos com termos incríveis que aprenderam ao ler livros que vão desde a trilogia de aventuras Os Jogos da Fome até à reveladora biografia de Andre Agassi, Open - A Minha História.
A maior vantagem do e-book reside na sua comodidade. Utilize o dicionário para clicar nas palavras que ainda não conhece e poderá consultar de imediato a sua definição em inglês. Se o seu dispositivo permitir, transfira o áudio para ouvir a pronúncia das palavras e expressões que desejar à medida que vai lendo. Muitos leitores de e-books contam com uma função para expandir o seu vocabulário, que vai guardando as palavras e expressões novas, pelo que terá uma lista de léxico em cada livro que poderá consultar de vez em quando para pôr à prova a sua memória. Posto isto... escolha uma obra e verá o empurrão que o e-book dará ao seu inglês em poucas semanas.
6. Aproveite todo o potencial da internet
Socorrer-se da internet é o passo mais evidente quando se quer aprender inglês rapidamente. Mas, será que está a tirar o máximo partido da rede das redes? Uma excelente maneira de acelerar a aprendizagem é utilizar aplicações específicas para idiomas. Muitas são gratuitas, como Memrise ou a própria gama de aplicações do British Council, e permitem-lhe progredir rapidamente e fazer um acompanhamento.
Outra opção passa por se juntar a grupos no Facebook ou no MeetUp para entrar em contacto com pessoas da sua zona que realizem intercâmbios de idiomas ou que estejam em grupos de entusiastas do cinema ou em clubes de leitura com o objetivo de praticar e aprender inglês. E não podemos subestimar o poder que a internet tem para tornar qualquer um num aficionado por um dado tema.
Aprender inglês rapidamente costuma ser, simplesmente, uma questão de centrar-se em algo. Opte por uma área relacionada com o inglês e torne-se num especialista, pesquise sobre o tema neste idioma e pratique explicando-o aos outros. Pode ser que lhe interessem as curiosidades sobre o Canadá, uma famosa estrela do pop galês ou um filme clássico australiano. Quero dizer, já imaginou como ficaria surpreendido ao encontrar um estrangeiro capaz de falar sobre um filme antigo de Manuel de Oliveira ou sobre determinadas piadas do Ricardo Araújo Pereira?
Por isso, concentre-se, reserve um tempo no seu horário para o inglês, defina objetivos e reveja regularmente o aprendido. E, independentemente de estar viciado numa emocionante série ou a meio de um livro que não pode deixar de ler, não se esqueça da importância de desfrutar para aprender inglês. Estes conselhos não podem garantir-lhe uma fluidez a nível nativo em apenas um mês, como aconteceu com a Antónia de Vila Real, mas podem proporcionar-lhe, indiscutivelmente, o empurrão a curto prazo que necessita para impressionar o seu chefe, amigos ou, quem sabe, a si próprio.
37