Sente-se perdido quando ouve um perito a descrever uma obra do Picasso? Não consegue distinguir um quadro do Manet de um do Monet? Há uma riqueza enorme de conteúdos grátis em vídeo que o ajudam a aprofundar o seu conhecimento da história, das técnicas, da curadoria e da conservação das obras de arte. Explore as nossas dicas abaixo.
1. Khan Academy
A Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que depende de voluntários e donativos, tem múltiplas aulas, bem como cursos completos, que num formato apelativo que combina vídeo, imagem e texto, e oportunidades de testarmos regularmente o conhecimento adquirido, nos ajudam a aprender os conceitos fundamentais da história e crítica de arte. Os cursos são bem organizados e informativos, com conteúdos disponibilizados gratuitamente.
2. Open Culture
Open Culture é um projeto impressionante desenvolvido pela Kahn Academy e a Google Arts and Culture, que oferece uma visão crítica a um conjunto de mais de 100 obras, através de apresentações curtas e informativas em vídeo. A plataforma também serve como curadora dos múltiplos cursos, MOOCs e palestras disponíveis na net. Pode encontrar diversos links para cursos gratuitos sobre a história da arte.
3. Ted Talks About Art
Para uma visão mais abrangente do impacto da Arte na sociedade, na economia e na cultura, as Ted Talks About Art oferecem acesso gratuito a centenas de palestras inspiradoras de pintores, escultores e artistas visuais.
4. Smart History
Se quiser ter uma visão mais aprofundada da teoria e da crítica da arte, há imensas palestras sobre o tema, muitas das quais consegue aceder sem gastar o seu dinheiro (embora com publicidade). O canal de YouTube Smart History constitui um recurso riquíssimo de conhecimento para os historiadores de arte. Nós gostamos particularmente do estilo incisivo e informativo da seção Tools for Understanding Art, cujos vídeos ajudam a entender a linguagem por vezes densa da crítica de arte.
5. National Gallery e Museum of Modern Art
Muitas galerias e museus também oferecem palestras em vídeo sobre as suas obras mais bem-conhecidas. Destacamos em particular os canais de YouTube da National Gallery de Londres e do Museum of Modern Art, Nova Iorque.
6. Canais de YouTube temáticos
Para quem tiver interesse em descobrir algumas das obras-primas mundiais menos conhecidas, Micah Christensen tem um canal de YouTube dedicado a palestras gravadas sobre obras primas “perdidas” ou pouco conhecidas. Noutro canal com enfoque específico, o John Lobell disponibiliza mais de 100 palestras gravadas sobre o tema da criatividade visionária em arte e arquitetura.