By British Council Portugal

25 de Aug de 2023 - 16:07

Encontra o teste de proficiência em inglês adequado para ti

Estás prestes a descobrir tudo o que há para saber sobre os testes de proficiência em inglês mais populares, para que possas escolher o mais adequado para ti: 

  • Os testes de proficiência em inglês mais populares 
  • Características principais dos testes 
  • Comparação entre os testes 
  • Como escolher o teste adequado para ti 
  • Preparação para o teste IELTS 

Quando descobres que vais ter de fazer um teste de proficiência em inglês e começas a explorar as tuas opções, é normal que tenhas muitas dúvidas. 

Será que algum dos testes é mais fácil do que os outros? Quais os testes que podem ser feitos no computador? Quais deles fornecem resultados rápidos? 

Está claro que terás de considerar cuidadosamente as características principais de cada teste antes de tomares a tua decisão. Poderás ter de pensar em fatores como, por exemplo, reconhecimento, fiabilidade, formato do teste, critérios de avaliação e método de entrega.   

Vale a pena lembrar que cada teste poderá ser mais adequado para fins específicos. Por exemplo, se um dos teus objetivos de estudo é matricularas-te numa escola de prestígio da Ivy League, então testes como o IELTS  e o TOEFL, que medem se o teu nível de proficiência em inglês é adequado para o ambiente académico, deverão ajudar-te a atingir esse objetivo.  

A crença de que o TOEFL é o teste de inglês mais adequado para os que querem estudar nos Estados Unidos já não é verdadeira. O IELTS Academic test  é igualmente bom, e é por isso que mais de 3.400 instituições norte-americanas (incluindo membros da Ivy League) e já vários programas o aceitam como comprovativo de competência em inglês. 

Se pretendes deslocar-te para o estrangeiro para trabalhar, estudar ou receber formação abaixo do nível superior, podes realizar um dos testes de proficiência em inglês mais populares, com um foco mais geral. Esses testes tendem a medir a tua proficiência em inglês num contexto quotidiano e mais prático. 

Os testes de proficiência em inglês mais populares 

Os testes de proficiência em inglês mais populares são: IELTS, TOEFL, TOEIC, CELPIP e as Qualificações em Inglês de Cambridge de: KET, PET, FCE, e CAE. Contudo, o IELTS e o TOEFL estão numa categoria diferente da dos restantes, porque são reconhecidos e aceites por um grande número de organizações, tanto em países de língua inglesa como em países com outra língua.  

Os testes de proficiência em inglês são muito utilizados no mundo do trabalho. Entidades patronais, associações e órgãos profissionais baseiam-se nos resultados de testes para os ajudar a escolher as pessoas adequadas. Como tal, produzir bons resultados nestes testes pode aumentar imenso as tuas probabilidades de obter um emprego. 

Características principais dos testes 

IELTS 

O IELTS foi concebido para avaliar as competências linguísticas de pessoas que querem estudar ou trabalhar em países onde o inglês é a língua de comunicação. Reconhecido por mais de 11.500 organizações em todo o mundo, é o teste de proficiência em inglês mais popular do mundo para acesso ao ensino superior e para a migração global.   

O teste tem quatro secções: Compreensão Escrita e Oral e Expressão Escrita e Oral. Cada uma destas secções atribui uma pontuação individual, que será subsequentemente utilizada para atribuir uma pontuação geral. Os resultados serão indicados como pontuações gerais numa escala de 1 (a mais baixa) a 9 (a mais elevada). As pontuações do IELTS são válidas durante um período de dois anos a contar da data do teu teste.   

Estão disponíveis dois testes IELTS – o IELTS Academic e o IELTS General Training. O teste que precisas de fazer dependerá do teu objetivo. O IELTS Academic avalia se o teu nível de proficiência em inglês é adequado para um ambiente académico, pelo que reflete aspetos da língua académica. O IELTS General Training, por outro lado, mede a proficiência na língua inglesa num contexto quotidiano mais prático. Naturalmente, as tarefas e as secções refletem tanto situações sociais como do local de trabalho.  

Se queres fazer o IELTS com o British Council , pode fazê-lo em qualquer parte do mundo: existem mais de 800 centros de testes oficiais do British Council IELTS, que estão convenientemente localizados e possuem instalações modernas.   

TOEFL 

Este é o teste de proficiência em inglês norte-americano mais notável e é aceite em todo o mundo por universidades e instituições. O teste foi originalmente desenvolvido pelo Centro de Linguística Aplicada em Washington, DC. A linguagem utilizada no teste reflete a maneira como o inglês é utilizado em contextos académicos quotidianos, e o conteúdo do teste é inteiramente académico, com tarefas integradas. Tal como o IELTS, este teste também avalia as quatro competências linguísticas básicas: compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita.  

Atualmente, o teste TOEFL iBT também pode ser realizado de três maneiras diferentes: num centro de testes, em casa e em papel. A Edição Doméstica do TOEFL iBT é o mesmo teste que terias feito num centro de testes, realizado no conforto do teu lar. De maneira semelhante, a Edição em Papel é o mesmo teste TOEFL iBT de quatro competências, mas tem de ser concluído em duas sessões. O teste de expressão oral (Speaking) é realizado em casa, num computador, mas as outras três secções são em papel e realizadas num centro de teste.  

Cada secção do teste TOEFL tem uma pontuação que vai de 0 a 30, pelo que a máxima pontuação possível é 120. As tuas pontuações serão válidas durante 2 anos.   

TOEIC 

O Teste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC) avalia as tuas competências de comunicação para o local de trabalho. É possível atingir uma pontuação de teste total de 990 (equivalente ao nível C1 do CEFR), obtida através da soma das pontuações de compreensão oral e escrita. O teste segue um padrão de pontuação diferente para a expressão oral e escrita. Tal como os outros testes, as pontuações do TOEIC também serão válidas durante dois anos.  

Uma vez que o teste te ajuda a demonstrar a tua capacidade para comunicar globalmente com colegas de trabalho e clientes, é muito valorizado por empresas, corporações multinacionais e por órgãos governamentais e internacionais em todo o mundo. Por exemplo, empresas no setor da aviação usam-no frequentemente para avaliarem o nível de inglês dos seus funcionários.   

CELPIP 

O Programa do Índice de Proficiência da Língua Inglesa Canadiano, conhecido como CELPIP, é o teste de proficiência em inglês geral principal do Canadá. Avalia as tuas competências em inglês numa variedade de situações quotidianas e é sobretudo utilizado para fins profissionais e de imigração. Estão disponíveis dois tipos de teste: o CELPIP – Teste Geral (3 horas), e o CELPIP – Teste Geral de Competências Linguísticas (1 hora). O teste com maior duração abrange as quatro competências linguísticas, enquanto a versão mais curta apenas inclui a expressão e a compreensão oral.  

No que diz respeito ao conteúdo do teste, o CELPIP tem um foco claro no inglês norte-americano. Por exemplo, ao contrário da Compreensão Oral do IELTS, que inclui falantes de vários países anglófonos, a secção de compressão oral no CELPIP utiliza apenas o sotaque norte-americano. Além disso, o teste CELPIP é feito na totalidade através do computador, pelo que o teste de expressão oral é realizado num computador, sendo as respostas às tuas perguntas registadas.    

KET, PET, FCE, CAE e CPE de Cambridge 

Estes testes foram desenvolvidos por um departamento da Universidade de Cambridge. São reconhecidos em todo o mundo por milhares de entidades patronais, universidades e ministérios do governo como comprovativo de proficiência em inglês. Um dos aspetos únicos destes testes é o fato de que os resultados do teste não têm data de validade, o que significa que estas qualificações são válidas para toda a vida.   

Vamos examinar mais de perto cada uma das qualificações de Inglês de Cambridge.  

KET (Teste de Inglês Principal): trata-se de um exame de nível básico que testa a tua capacidade de utilizar o inglês para comunicar em situações simples.   

PET (Teste Preliminar de Inglês): este teste é de nível intermédio. Se tiveres competências linguísticas práticas para uso quotidiano, o PET é adequado para ti.  

FCE (Primeiro Certificado de Inglês): este teste pode comprovar que tens as competências linguísticas necessárias para viver e trabalhar de maneira independente num país de língua inglesa ou para estudar cursos ensinados em inglês.   

CAE (Certificado em Inglês Avançado): Trata-se de uma qualificação de alto nível aprofundado que mostra que tens as competências linguísticas que as entidades patronais e as universidades procuram.   

CPE (Certificado de Proficiência em Inglês): esta é a qualificação de nível mais elevada oferecida pela Cambridge. Comprova que podes comunicar com a fluência e sofisticação de um nível de inglês altamente competente. 

Comparação entre os testes 

Apesar de os resultados destes testes não serem diretamente comparáveis, podes utilizar o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR ou QECR), uma norma de referência internacional que define a proficiência numa língua, como marco de referência para formar um certo nível de compreensão. 

Teste/Nível A1 A2 B1 B2 C1 C2
IELTS - - 4.0-5.0 5.5-6.5 7.0-8.0 8.5-9.0
TOEFL - - 42-71 71-94 95-120 -
TOEIC 120-234 235-549 550-784 785-944 945-990 -
KET (Principal) 100-119 120-139 140-150 - - -
PET (Preliminar) - 120-139 140-50 - - -
FCE (First) - - 140-159 160-179 180-190 -
CAE (Avançado) - - - 160-179 180-199 200-210
CPE (Proficiency) - - - - 180-199 200-230
CELPIP - 4 5 6-7 8-9 10-12

 

Como escolher o teste adequado para ti 

Como podes imaginar, o teu motivo para querer realizar um teste de proficiência em inglês decidirá, em grande parte, qual o teste que é mais adequado para ti. Com isso em mente, identificamos potenciais cenários em baixo.    

Cenário 1: Quero estudar numa universidade nos Estados Unidos ou no Canadá. 

O IELTS é o teste de proficiência em inglês mais popular do mundo para obter entrada no ensino superior e para a migração global. As grandes instituições em todos os EUA reconhecem que o IELTS oferece um reflexo autêntico da tua capacidade para compreender o inglês e de comunicar neste idioma. O IELTS test for the United States tem a confiança das 25 principais universidades do país, é aceite por todas as universidades da Ivy League e é usado por programas nas 50 principais universidades norte-americanas com maior número de estudantes internacionais. Sendo um teste americano, o TOEFL também tem grande adesão entre as instituições de ensino dos Estados Unidos.   

Quando ao Canadá, o IELTS é uma escolha igualmente popular neste país. Aliás, é o teste de inglês de escolha de estabelecimentos de ensino superior em todo o Canadá.   

Cenário 2: Quero trabalhar e estudar no Reino Unido, na Austrália ou na Nova Zelândia. 

No Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia, o IELTS é um nome de confiança que pode abrir-te portas. As principais instituições de ensino nestes países reconhecem a fiabilidade e os níveis de elevada qualidade do teste. Seja qual for a tua necessidade, ser admitido numa instituição de ensino ou encontrar emprego, o IELTS pode ajudar-te a cumpri-la.  

Nestes países de língua inglesa, as áreas de educação e de emprego têm exigências muito elevadas. A aprendizagem de línguas permite-te aprender com eficácia num ambiente multicultural e ganhar competências que te serão úteis no futuro. Quando és proficiente em inglês e consegues demonstrá-lo através de um dos testes de inglês de maior confiança, ganhas uma vantagem sobre todos os outros.  

Cenário 3: Quero trabalhar para uma empresa multinacional. 

O TOEIC, IELTS, e o TOEFL são os testes de proficiência em inglês mais populares para fins de emprego. As empresas percebem que componentes específicos em testes como o IELTS podem ajudá-los a selecionar as pessoas certas. Como tal, se queres fazer parte de uma empresa com uma presença global, atingir bons resultados num destes testes pode aumentar significativamente as tuas hipóteses de ser contratado. Uma grande variedade de entidades patronais, de setores como, por exemplo, as finanças, o governo, a construção, a energia, a aviação e o turismo utilizam o IELTS para recrutar indivíduos com competências linguísticas adequadas.  

Cenário 4: Quero construir uma carreira em comércio internacional. 

As organizações comerciais descobrem, com crescente frequência, que têm de recorrer a offshoring e à terceirização de processos comerciais. Isto aumenta automaticamente a necessidade de ter funcionários bilingues ou multilingues para ajudar a administrar as operações de maneira fluida. Além disso, também ajuda as organizações a adquirirem posições em novos mercados. Numa tal situação, é muito menos provável que as empresas despeçam um funcionário que é proficiente em inglês.  

Se queres construir uma carreira no comércio internacional, terás uma grande vantagem se fores capaz de fornecer um comprovativo de competências de inglês aceitáveis. Um teste, como, por exemplo, o IELTS, que pode medir a proficiência em inglês, tanto em contextos académicos como quotidianos e práticos, ajudar-te-á a demonstrar a tua proficiência linguística a potenciais empregadores.  

Cenário 5: Gostaria de conhecer o meu nível de inglês. 

Se precisas de saber o teu nível de inglês, então os testes de Cambridge são uma boa escolha. Como mencionámos anteriormente, estas qualificações abrangem uma variedade de níveis (níveis A2 a C2 do CEFR) e são válidas para toda a vida.   

Contudo, se desejas familiarizar-te com o formato de testes de inglês, como, por exemplo, o IELTS, seria boa ideia dar uma vista de olhos a esta página “Take IELTS website” . Neste site, encontrarás uma variedade de materiais de preparação gratuitos  que te poderão ajudar a compreender melhor o teste. Também podes experimentar o teste, fazendo um dos testes IELTS gratuitos para praticar online que estão disponíveis no site. Além disso, poderás visualizar vídeos de examinandos passados do IELTS a falarem sobre a sua experiência com o teste e a partilharem dicas úteis.  

Preparação para o teste IELTS    

Quando agendares o teu teste IELTS com o British Council, obterás acesso a uma variedade de materiais de preparação gratuitos, incluindo testes de treino online, seminários online do IELTS, aplicações para dispositivos móveis, um StudyPack do IELTS e tutoriais em formato de vídeo. Cabe-te a ti aproveitar estes materiais ao máximo. Lembra-te de estudar também o formato do teste, para saber exatamente o que esperar. Por fim, lembra-te da regra de ouro: quanto mais tempo gastares a treinar as tuas competências do IELTS, melhor preparado estarás no dia do teste.  

Últimas considerações  

Esperamos que tenhas encontrado informação suficiente aqui para puderes colocar a ti mesmo as questões corretas, para que consigas escolher o teste de proficiência em inglês que melhor se adequa a ti. Embora seja verdade que os testes apresentados aqui têm características únicas que os tornam atrativos, o IELTS ainda tem algumas vantagens adicionais. Para além de ser o teste de proficiência em inglês mais reconhecido do mundo, é capaz de avaliar o nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Além disso, o IELTS está internacionalmente concentrado no seu conteúdo – com textos e tarefas extraídos de publicações de todo o mundo – o que o torna um teste justo e imparcial.   

Seja qual for o teste que decidas fazer, lembra-te de treinar o suficiente, mesmo se pensares que as tuas competências de inglês estão acima da média. Isto porque, se não compreenderes por completo como cada secção do teste funciona e o que os teus examinadores procuram quando estão a avaliar o teu desempenho, é improvável que obtenhas as melhores pontuações. Boa sorte!