Hoje em dia, já desde a primária, as crianças são expostas a uma grande quantidade de mensagens em inglês, através da internet, dos youtubers e dos famosos influencers nas redes sociais. Por isso, porque não incentivá-los a ver filmes... também em inglês? De certeza que conseguirão entender algumas palavras durante esse tempo.
Muitos daqueles que recorrem aos programas de televisão e filmes em inglês como alternativa para melhorar o seu nível de inglês, chegam mais tarde à conclusão de que afinal esta opção não é assim tão útil quanto pensavam. No entanto, não podemos negar o facto de que a linguagem utilizada no cinema é real e encontra-se num contexto claro e, por isso, os filmes infantis em inglês podem ajudá-los a melhorar o seu conhecimento deste idioma, desde que sejam utilizados adequadamente.
Que filmes e durante quanto tempo?
Em primeiro lugar, vamos pensar naquilo que uma criança da primária gostaria de ver, principalmente quando se trata de outro idioma. Se o seu filho não estiver habituado a ver programas em inglês, é importante começar com filmes que não durem muito tempo, pois é provável que um filme de duas horas seja demasiado para as primeiras vezes. Comece com algo mais breve, pode dar uma vista de olhos aos filmes sugeridos na página web Childhood101.
Outra opção passa por dividir um filme maior em sessões de 20-30 minutos. Pode ser que o seu filho goste tanto do filme que até lhe peça para ver um pouco mais!
Lembre-se que o filme escolhido nem sempre será um sucesso. É normal que não gostem de alguns filmes, seja pelo argumento, pela combinação de pronúncias ou até pela música. Mas não desespere, poderá tentar de novo com outros filmes. Talvez seja uma boa ideia colocar primeiro o trailer original, para que seja o seu filho a decidir se quer ver esse filme ou não.
Legendas: em que idioma?
Tenho-me deparado com muitos pais que insistem que os filhos mais velhos devem ver filmes em inglês com legendas em português. Se já tentou fazê-lo como algum programa ou filme (tenho a certeza que sim!), certamente acabou por limitar-se a ler as legendas em português, desperdiçando assim uma oportunidade para praticar inglês.
Por outro lado, ativar as legendas em inglês é uma excelente maneira de continuar a aprender, já que nos permite comprovar as palavras que efetivamente conhecemos. Ainda que muitos considerem que ver filmes é uma atividade passiva, a verdade é que quando uma criança vê e ouve algo noutra língua, o seu cérebro realiza uma grande atividade, fundamental para ajudá-la a recordar aquilo que vê e ouve.
Deixar ou não as legendas é algo que dependerá da idade do seu filho (pode não ser conveniente para as crianças da primária, pois é provável que necessitem de um grande esforço para ler o texto), contudo, se não representarem um problema para o seu filho, recomendo-lhe que as coloque sempre, para que se vá habituando à sua presença no ecrã enquanto vê o filme.
Que filmes escolher?
Uma das capacidades essenciais para os estudantes de inglês é saber falar sobre si mesmos, e para isso não existe um filme melhor do que o recente Divertida-mente (Inside Out), da Disney/Pixar.
Este filme conta com uma presença acentuada do vocabulário básico sobre as emoções que as crianças aprendem nas aulas desde o primeiro dia. Isto tem como vantagem o facto de que serão capazes de reconhecer algumas palavras desde o início. Os especialistas em educação afirmam que é mais fácil aprender um idioma quando já se conhecem algumas palavras, a partir das quais se aprendem as restantes, pelo que o filme Divertida-mente oferece-lhe esse trabalho já feito. O argumento centra-se à volta de Riley, uma menina que mudou de casa por causa do trabalho do pai. As suas emoções ajudam-na a adaptar-se à sua nova vida e a lidar com as situações com as quais se depara e com as quais muitas crianças se identificarão.
É claro que existem outros filmes infantis em inglês que são um "clássico", por exemplo: Frozen, da Disney; Shrek, da Dreamworks e Toy Story, da Pixar. Não exclua os filmes que as crianças já conheçam, pois poderão ser uma boa opção para convencer aquelas que não estejam muito entusiasmadas com a ideia de ver filmes em inglês. O facto de já terem visto o filme irá deixá-las mais tranquilas, pois serão capazes de entender o que está a acontecer sem a necessidade de conhecerem todas as palavras.
Recursos criados a partir dos filmes
Assim que o filme terminar, é importante conversar com as crianças sobre aquilo que compreenderam, e caso se trate de um filme com material relacionado como revistas, desenhos animados ou livros, pode utilizá-los para manter outras conversas em inglês sobre os personagens. Os desenhos para colorir, como aqueles que estão disponíveis na página web Hellokids.com, servem para descrever os personagens e as bandas desenhadas ou revistas em inglês proporcionam uma leitura adicional sobre um tema com o qual já estão familiarizados.
A maioria dos filmes em inglês para crianças destas idades conta com bandas sonoras fantásticas, outro recurso excelente para melhorar. Depois de vê-los, poderá incentivar o seu filho a cantar enquanto ouve a música que aparecia no filme, e a aprender algumas frases úteis de cada canção. Podem fazer uma sessão de karaoke em inglês com as canções de Frozen, ou assumir o papel das personagens de Canta! (Sing), da Illumination, que inclui canções fáceis de decorar e populares e outras novas que as crianças certamente irão adorar.
Estímulo e pensamento crítico
Uma maneira de reforçar a aprendizagem positiva que se verifica ao ver filmes em inglês é torná-la num evento familiar. Organize uma autêntica "noite de cinema", com pouca luz e pipocas para que as crianças percebam que não se trata apenas de uma forma de praticar inglês, mas de uma divertida atividade em família, realizada às sextas-feiras, por exemplo.
Ver filmes infantis em inglês proporciona-lhe também a possibilidade de fomentar a audição ativa e o pensamento crítico dos mais pequenos, pois, no final, pode pedir ao seu filho que lhe explique partes que não conseguiu "perceber", ou que desenvolva um pouco mais o porquê de algo ter acontecido dessa forma, perguntando-lhe o que teria feito se estivesse na mesma situação. Desta forma, ao incentivá-lo a contar-lhe o que entendeu e que atitude tomaria, estará a contribuir para que participe de uma forma ativa. Pode até fingir não ter compreendido bem o que lhe explicou, para que tenha de corrigi-lo. Estas atividades vão ajudá-los a processar tudo aquilo que observaram e ouviram durante o filme, facilitando a memorização das palavras.
Em suma, para melhorar o nível do seu filho através da visualização de filmes em inglês, é importante recordar que:
- Inicialmente, deve tentar que as sessões sejam breves, entre 20 a 30 minutos.
- Tente diversos tipos de filmes e não desista se o seu filho não gostar de algum deles.
- Incentive o pensamento crítico e a audição ativa perguntando-lhe aquilo que compreendeu e o porquê de ter acontecido alguma coisa em concreto, ou finja que não entendeu algo, para que tenha de explicar-lhe.
- Procure material adicional relacionado com o filme, como revistas, banda desenhada, canções, fichas com atividades, etc., para aprofundar o tema com o seu filho e rever aquilo que aprendeu.
- Vejam filmes "clássicos" que já conheça em inglês, para incentivar a compreensão.
11