A relação com os nossos parceiros permite-nos chegar a milhões de pessoas em todo o mundo. Venha conhecer algumas histórias de sucesso.
A EUNIC e a Noite da Literatura Europeia
A EUNIC é a rede europeia de institutos de relações culturais internacionais, que reúne todos os institutos culturais atualmente representados em Portugal, nomeadamente: Alliance Française, British Council, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Goethe-Institut, Institut Français du Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Ibero-Americano da Finlândia, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Instituto Cultural Romeno. A EUNIC foi fundado em 2006 por 32 membros de 26 países.
Em 2013, os membros da EUNIC Portugal organizaram a Noite da Literatura Europeia que teve lugar em Lisboa, no dia 24 de maio. O evento permitiu que várias obras de autores contemporâneos dos países envolvidos fossem lidas em público em vários locais de Lisboa, na área que compreende o Largo do Rato, a Praça do Príncipe Real, o Largo do Chiado e o Largo do Carmo.
Esta celebração da literatura contemporânea atraiu um público de mais de 1300 pessoas, e esperamos voltar a realizá-la em 2014 e nos anos seguintes.
BritLit
Ajudar os professores a explorar a literatura inglesa nas aulas de Inglês como ferramenta de ensino.
O BritLit começou como uma aventura conjunta do British Council, da APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) e do NILE no Reino Unido. Alcançou entretanto uma excelente reputação nas salas de aula e entre os professores, bem como noutros países dentro e fora da Europa.
Criado em 2003 para ajudar os professores das escolas secundárias portuguesas a abordar com sucesso a leitura extensiva (contos) do currículo nacional, este projeto tornou-se um recurso global, dando acesso a textos e materiais de apoio para todos os níveis de ensino do Inglês.
O projeto desenvolveu uma série de “kits” constituídos por textos de literatura britânica contemporânea e sugestões de atividades, a partir dos quais os professores planificavam as suas aulas. Foi criado ainda um programa paralelo de visitas de autores às escolas. Os materiais BritLit prontos-a-usar continuam disponíveis para download no sítio de APPI.
InArte
Em 2012 o British Council convidou a Associação Vo’Arte para o Unlimited Festival no Southbank Centre de Londres – o maior programa de sempre que celebrou as artes e a cultura produzidas por pessoas deficientes. Os diretores artísticos Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes conheceram as 29 novas encomendas a organizações artísticas para deficientes como parte da Olimpíada Cultural.
Na sequência do festival, o British Council teve o prazer de estabelecer uma parceria com a Vo’Arte, aproveitando os 15 anos de experiência desta associação na promoção do trabalho com artistas deficientes.
Em abril de 2013, a Vo’Arte levou mais uma vez ao palco o InArte, um festival de artes inclusivo, e, em parceria com o British Council, trouxe a Lisboa David Toole e Lucy Hind – dois conhecidos coreógrafos e performers. David e Lucy interpretaram Extra-Ordinary e realizaram uma série de workshops de dança para um grupo inclusivo de bailarinos deficientes e não deficientes.
Para além disso, durante o Unlimited Festival, o British Council estabeleceu uma parceria com a Vo’Arte e duas outras organizações europeias. Juntos concorremos com sucesso ao Culture Programme da União Europeia com um projeto intitulado Unlimited Access, que promove boas práticas na contratação, criação e divulgação de artes performativas por artistas deficientes.
Project Bilingue
O ano letivo de 2012-2013 foi o segundo ano de implementação do projeto-piloto Ensino Bilingue Precoce. Quase novecentas crianças dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo espalhadas pelo país estudaram Estudo do Meio e Expressões Artísticas em Inglês. Os professores do ensino primário foram ajudados por professores de Inglês na planificação e apresentação das aulas. O British Council e a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação deram o seu apoio por meio de cursos de formação, materiais didáticos e visitas às escolas.
“Continua a ser um projeto que agrada a todos: pais, crianças e professores.” (Docente do 1.º Ciclo, Porto)