A descrição dos nossos níveis é baseada no QECR.
O que é o QECR?
QECR é a abreviatura de "Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação".
No ensino de línguas, diferentes países europeus usavam diferentes currículos e exames - como comparar um exame feito na Suíça após cinco anos de estudos com um certificado de fim de curso em Espanha?
Escala Global
Para dar resposta a estas dúvidas o Conselho da Europa decidiu desenvolver uma estrutura com descritores de competências numa língua, abrangendo qualquer língua europeia.
Em vez de ser baseada no número de horas de estudo ou em qualificações, a estrutura descreve aquilo que as pessoas são efetivamente capazes de fazer ao utilizar uma língua.
Estas competências variam desde o conhecimento de apenas algumas palavras até à utilização da língua de uma forma quase perfeita.
A "Escala Global" é composta por três níveis, e cada nível é subdividido em dois:
A: Utilizador Elementar
- A1 Nível de iniciação
- A2 Nível elementar
B: Utilizador Independente
- B1 Nível limiar ou intermédio
- B2 Nível vantagem ou pós-intermédio
C: Utilizador Proficiente
- C1 Nível de autonomia ou avançado
- C2 Nível de mestria ou proficiente
Para cada um dos níveis o QECR descreve o que o aprendente é capaz de fazer em termos das competências de leitura, compreensão oral, produção oral e escrita.
Por exemplo, um aprendente no final do nível A1:
- É capaz de interagir de maneira simples desde que o interlocutor fale de forma pausada e clara e esteja preparado para ajudar.
Em comparação, no nível C2:
- É capaz de se expressar de forma espontânea, fluente e correta, diferenciando variações finas de sentido, mesmo em situações mais complexas.*
De acordo com esta estrutura, podemos comparar qualquer exame formal, certificado ou programa. Por outras palavras, qualquer aspeto da aprendizagem, do ensino ou da avaliação de uma língua pode – aplicando os devidos esforço e atenção - ser comparado através desta tabela.
Grelhas de autoavaliação
Para permitir que os aprendentes compreendam esta estrutura, foram também desenvolvidas “Grelhas de autoavaliação”, onde os aprendentes podem comparar o que são capazes de fazer nas competências de leitura, compreensão oral, produção oral e escrita – segundo os níveis do QECR. Por exemplo, quando fala com alguém, como melhor se classifica tendo em conta os seguintes descritores?
- Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. (C2)*
- Sou capaz de interagir com fluência e espontaneidade suficientes para tornar possível a interação normal com falantes nativos (B2)*
- Sou capaz de interagir em situações simples desde que o interlocutor esteja preparado para repetir ou reformular as questões num ritmo mais lento e ajudar-me a formular o que estou a tentar transmitir. (A1)*
Progressão
Cada aprendente irá progredir de forma diferente dependendo de vários fatores, tais como a exposição à língua e à cultura, o conhecimento de outras línguas, a motivação, etc.
A título meramente indicativo, o Cambridge English Language Assessment – (Universidade de Cambridge) prevê que cada um dos níveis seja atingido com o seguinte número de horas de aprendizagem: nível A2: 180-200 horas; nível B1: 350-400 horas; nível B2: 500-600 horas; nível C1: 700-800 horas, e o nível C2: 1000-1200 horas.
As escalas globais
Veja as escalas globais em português abaixo.
As grelhas de autoavaliação
As grelhas de autoavaliação encontram-se disponíveis em Inglês, Português e em mais de 30 idiomas.
Veja na secção "Ligações externas" abaixo.
*© Conselho da Europa