O trabalho de redação pode ser a parte mais assustadora de um exame de inglês para muitos candidatos, mas não deveria ser. Ao contrário de ler e ouvir, tu controlas o conteúdo - não existirão palavras que não conheces, porque és tu quem escolhe todas as palavras que vais escrever! E, ao contrário de quando estás a falar, tens tempo para pensar e preparar ao teu próprio ritmo, sem ninguém a observar-te.
Este artigo explora os diferentes tipos de redação que aparecem com frequência nos exames e onde eles podem aparecer. Lembre-te que, para obter as informações mais recentes sobre o formato do exame, deve sempre ir direto à fonte - o IELTS, onde também podes encontrar exemplos de perguntas e textos.
Para IELTS, os examinados podem praticar testes online grátis de Academic Writing ou testes de General Training Writing. Também podes praticar a redação da tua resposta transferindo uma Folha de Respostas do IELTS Writing.
Ensaio
Onde é que surge?
Parte 1 do First, First for Schools, Advanced e Proficiency como pergunta obrigatória.
O que é e para quem é?
Um ensaio é um texto académico. É escrito por um aluno para o professor e o tom deve ser neutro.
Como faço para escrever um bom ensaio?
Lê a pergunta com atenção. Na maioria dos exames, receberás alguns pontos de conteúdo que deve incluir e talvez outros que precisarás de inventar. Certifica-te que incluis tudo isso para responder à pergunta corretamente.
Depois de decidir o teu conteúdo, foca-te no tópico. O teu conteúdo escrito deve ser impessoal, portanto, evita usar anedotas ou exemplos pessoais e tenta manter os exemplos gerais.
Carta ou e-mail
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2 do First, First for Schools, Advanced e Proficiency, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
Um e-mail ou uma carta são efetivamente a mesma coisa num exame. Lê a pergunta para ver a quem a carta se destina para decidir o nível de formalidade exigido e o quanto essa pessoa já sabe sobre o conteúdo da carta. Estás a escrever uma resposta a uma carta deles ou és tu quem está a fazer o First contacto?
Como faço para escrever uma boa carta ou e-mail?
Tal como num ensaio, lê a pergunta e toma nota do que precisas de incluir. Não incluas informações irrelevantes. Por exemplo, se estiveres a escrever uma carta para o teu chefe sobre um problema, não te apresentes - o teu chefe já te conhece!
Antes de começares a escrever, pensa sobre qual é o teu motivo para escrever o e-mail/carta. Queres fazer uma queixa, pedir um favor ou oferecer alguma coisa? Certifica-te que o conteúdo e o tom são adequados ao motivo.
Motivo para escrever (e provável formalidade) | Frases úteis |
---|---|
queixar (provavelmente formal) |
I feel I must draw...to your attention. I was disappointed to find/see that... |
pedir um favor (provavelmente neutro a informal) | I was wondering if you could...Would it be possible (for me) to...? |
fazer uma oferta ou acordo (provavelmente neutro a informal) |
How would you like to...? Would you be interested in...ing...? You are very welcome to stay at my place/use my office/car/bike. |
oferecer conselhos (provavelmente neutro a informal) |
Have you considered...ing...? You shouldn't.... Try not to worry/overthink it... |
partilhar uma experiência ou opinião (provavelmente neutro a formal) (Cuidado com este às vezes aparece no Advanced ou Proficiency e é mais parecido com um artigo na forma de uma "carta ao editor". Lê sempre a pergunta com atenção para verficar para quem estás a escrever.) | I am writing in response to your request for readers' experiences of/thoughts on... |
Crítica
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2 do First, First for Schools, Advanced e Proficiency, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
Uma crítica ajuda as pessoas a decidirem se querem ver um filme, ler um livro ou comprar um produto de qualquer tipo. As críticas aparecem em revistas e sites e são lidas por uma grande variedade de pessoas, algumas das quais não terão os mesmos gostos do que tu.
Como faço para escrever uma boa crítica?
Sê equilibrado. Dá a tua opinião, mas lembra-te de que nem todos procuram as mesmas qualidades. Pessoalmente, não gosto muito de comédias românticas, mas até eu posso ver que When Harry Met Sally é uma das boas - tem humor real, intensidade emocional e é extremamente popular até hoje. Eu teria que admitir todas estas coisas numa crítica porque, acima de tudo, uma crítica deve ser útil.
Artigo
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2 do First, First for Schools, Advanced e Proficiency, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
Nos exames, um artigo é um “artigo de opinião” - deve entreter e informar as pessoas. Tal como as críticas, os artigos aparecem em revistas e sites e são lidos por uma grande variedade de pessoas, portanto, eles não devem fazer muitas suposições sobre o leitor.
Como faço para escrever um bom artigo?
Procura ser interessante. Se o tópico da pergunta não te interessar, escolhe outra pergunta. Se por outro lado é um tema que te apaixona ou com o qual te relacionas, ótimo, mas está pronto para justificar as tuas ideias com motivos e/ou exemplos, e se estiveres a fazer isto no nível Proficiency, também deves reconhecer o ponto de vista oposto. Mais uma vez, lê artigos em inglês on-line ou em revistas para teres uma ideia de como funciona este estilo de escrita.
Relatório
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2 do First, Advanced e Proficiency, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
Um relatório informa o leitor sobre algo que aconteceu, por exemplo, um evento ou os resultados de um inquérito. Precisarás de avaliar o evento ou resumir os resultados e escrever uma conclusão, que pode incluir recomendações da tua parte.
Os relatórios geralmente são para o teu chefe ou para um professor.
Como faço para escrever um bom relatório?
Usa subtítulos. Imagina ler esta publicação de blog sem os subtítulos – provavelmente sentir-te-ias completamente perdido! Além de serem úteis para o leitor, os subtítulos...
- ajudam-te a organizar os teus pensamentos
- mostram ao examinador que entendes como um relatório é escrito
Lê a pergunta e identifica o conteúdo necessário (por exemplo, como o inquérito foi realizado, as descobertas, as tuas recomendações). Este conteúdo formará as seções (geralmente três) do teu relatório, cada uma com um subtítulo.
Proposta
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2: Advanced e Proficiency, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
Uma proposta faz uma sugestão ou sugestões com base numa situação atual ou em algo que aconteceu. Embora seja semelhante a um relatório, a diferença é que enquanto um relatório se concentra principalmente no passado ou no presente, uma proposta vai concentrar-se principalmente no futuro.
Uma proposta pode ser para o teu chefe, para o conselho local ou outra autoridade.
Como faço para escrever uma boa proposta?
Mais uma vez, organiza as tuas ideias e usa subtítulos, por todos os motivos apresentados na seção anterior.
História
Onde é que surge?
Pode aparecer na Parte 2, First for Schools, como pergunta opcional.
O que é e para quem é?
É algo que lemos (e escrevemos) por diversão. Se não lês nem escreve histórias no teu tempo livre, esta pergunta pode não ser para ti.
Como faço para escrever uma boa história?
Equilibra o teu entusiasmo criativo com controlo, tanto linguístico (certifique-se de saber como expressar essa ideia fantástica antes de começar a escrevê-la!) e controlo criativo (a história tem de ter um fim!)
Que linguagem posso usar?
Essa talvez seja a questão em que terás mais liberdade para exibir o teu domínio da língua. Pode dar largas à tua imaginação para incluir todas as tuas melhores palavras, frases e gramática, se quiseres.
Então, qual tipo de escrita é o mais fácil na Parte 2?
Se tens um professor de inglês e queres vê-lo explodir, basta fazer esta pergunta! “Fácil” significa coisas diferentes para pessoas diferentes - algumas desfrutam da liberdade criativa de uma crítica ou carta, enquanto outras se sentem intimidadas por ela. Além disso, precisarás de tomar a tua decisão no próprio dia, porque:
- Até ver o exame, não saberás quais as opções que terá para a Parte 2.
- Deves tomar a tua decisão tendo por base tanto o tópico como o tipo de redação.
Por exemplo, podes decidir que não queres escrever uma proposta porque as considera chatas, mas queres escrever uma crítica de filme porque adora filmes. Contudo, no dia do exame, não há opção de crítica, mas há uma opção de proposta - para um festival de cinema local!
Quando leres a Parte 2, lê todas as opções e, para cada uma delas, pergunta a ti mesmo “Como posso aplicar o meu conhecimento mundial e o meu maravilhoso e extenso vocabulário a esta pergunta?” Faz isto com a mente aberta, antes de tomares a tua decisão.
Uma última coisa...
Para todos os tipos de redação acima, lembra-te de organizar as tuas ideias em parágrafos e de usar elementos de ligação para orientar o leitor através das tuas ideias. Por exemplo, usa palavras como além disso e adicionalmente para mostrar que estás a reforçar a mesma ideia (continuando na mesma direção) e palavras e frases como no entanto e por outro lado, para mostrar que estás a introduzir uma ideia contrária (mudança de direção).