Photo for Inclusivity in exams
wheelchair,hill ©

Photo: Mat Wright

O British Council procura assegurar que todos os candidatos são tratados justa e objetivamente e que lhes são dadas as condições ótimas para realizar o exame. 

Os nossos centros de exame podem providenciar as condições adequadas a circunstâncias ou requisitos especiais que permitam aos candidatos realizar um exame, compreendendo e respondendo às questões colocadas.

Se tem uma deficiência ou algum problema que possa exigir condições especiais, deve avisar com a brevidade possível o centro onde vai realizar o exame. Cada caso é considerado individualmente, pelo que será necessário que apresente um atestado médico para que possamos garantir as condições necessárias.

Neste caso o seu pedido deverá ser acompanhado de informação médica que deverá obedecer aos seguintes critérios:

  • ser legível e escrita em Português ou Inglês
  • ser um documento original escrito em papel timbrado, com o nome, as habilitações e a assinatura do médico 
  • descrever de forma clara a deficiência do candidato
  • esclarecer por que motivo a deficiência exige condições especiais. 

CRITÉRIOS ADICIONAIS: CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CANDIDATOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS (POR EX., DISLEXIA)

 A informação médica deve consistir num relatório redigido até um ano antes da data do exame.  

Mais alguma questão?

Se deseja colocar mais alguma questão, contacte-nos.

Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone (+351) 210 456 210

De segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00*

* exceto feriados

 

DEFICIÊNCIA VISUAL

Existe uma variedade de opções que incluem provas de exame ampliadas ou escritas em Braille, dependendo do exame a que se candidata.

As respostas podem ser registadas de muitas formas: por ex., através de um transcritor, de um aparelho de escrita Braille ou de um processador de texto. Pode ainda ser dado tempo extra para realizar os testes de Leitura e Expressão Escrita.

Existe também uma versão para necessidades especiais do teste de Compreensão Auditiva.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Se tem uma deficiência auditiva parcial e pode ouvir com a ajuda de auriculares ou equipamento amplificador especial, pode pedir autorização para utilizar este equipamento no teste de Compreensão Auditiva. 

Para este teste, existe ainda uma versão de leitura labial.

No caso de deficiência auditiva profunda, pode pedir isenção do teste de Expressão Oral e/ou do teste de Compreensão Auditiva no exame IELTS.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (POR EX., DISLEXIA)

Pode requerer até 25% de tempo extra – a percentagem depende do exame – para realizar os testes de Leitura e de Expressão Escrita, bem como o uso de uma máquina de escrever ou processador de texto se escreve normalmente desta forma. 

ACESSO

Atualmente todos os locais de exame são acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas ou de mobilidade reduzida.

DOENÇA

Se estiver verdadeiramente doente no dia ou durante o exame, deve avisar o seu supervisor. Poderá ser dada especial atenção aos candidatos que tenham manifestado uma doença no dia do exame. 

Esta atenção varia de acordo com o exame realizado e a universidade ou organismo educativo que o redige. Certifique-se de que dá conhecimento das suas necessidades especiais pelo menos cinco semanas antes da data do exame, no caso do IELTS, e na data da inscrição, no caso dos outros exames.