Um pouco por todo o mundo, verificamos que os alunos começam a aprender Inglês cada vez mais cedo na sua escolaridade, o que está a impulsionar uma maior procura para a avaliação do Inglês. Quer as escolas, quer os pais, reconhecem que os conhecimentos de Inglês são de extrema importância se os seus alunos e os seus filhos vão aprender, progredir e trabalhar num cenário internacional.
O QUE É?
• O Aptis para Adolescentes é uma nova ferramenta de avaliação da língua inglesa desenvolvida pelo British Council. Foi elaborado especificamente para adolescentes, testando as suas capacidades através de temas e cenários que lhes são familiares.
• Dirigido a candidatos entre os 13 e os 17 anos de idade, o Aptis para Adolescentes permite segmentar capacidades específicas em termos da língua inglesa e receber os resultados rapidamente.
• As perguntas foram elaboradas de forma a refletirem as atividades que ocorrem no quotidiano de um adolescente como, por exemplo, redes sociais, trabalhos de casa, eventos escolares e desportos, para tornar o teste mais familiar. Esta moderna abordagem aos testes permite aos candidatos demonstrarem plenamente os seus conhecimentos e as suas capacidades em termos da língua inglesa.
• O Aptis para Adolescentes pode ser integrado em sistemas de ensino atuais, o que permite que o nível de Inglês dos alunos possa ser avaliado de forma eficaz e eficiente ao longo do tempo.
Quem pode usá-lo?
• escolas secundárias
• Ministérios da Educação em todo o mundo
• escolas de línguas
• tutores ou professores particulares
• escolas bilingues.
O QUE SE CONSEGUE FAZER?
• diferenciar os alunos de acordo com o seu nível de proficiência
• avaliar o nível de preparação para a realização de exames certificados
• avaliar o nível de preparação para participar em programas de estudos ou residências no estrangeiro
• identificar pontos fortes e fracos para serem tidos em conta nos programas de ensino e no apoio a dar aos alunos
• avaliar os programas de ensino
• testar o progresso dos alunos ao longo de períodos de estudo extensos.
Relatórios e resultados
A flexibilidade estende-se aos nossos relatórios e os resultados são apresentados em forma individual e em grupo.
É dado um resultado numa escala entre 0 e 50 para cada competência testada e tal pode ser utilizado para comparar os candidatos individuais no seio do seu grupo e também para ajudar a avaliar a progressão se vão voltar a realizar o teste. Juntamente com a pontuação em escala, também é indicado um nível do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) para cada competência testada (A1-C). Se forem testadas todas as quatro competências, o candidato recebe um nível QECR global.