A leitura de livros é uma atividade com muitos benefícios para crianças mais velhas e adolescentes. Este artigo explica as vantagens, sugestões de como encorajar o seu filho a ler mais e como isto pode ajudar na aprendizagem do inglês.
A jornada de leitura
Desde o momento que mostrámos o primeiro livro às crianças, elas iniciam uma jornada de leitura que continua durante a adolescência até se tornarem adultas. O período desde os oito anos até à adolescência é emocionante. As crianças estão a desenvolver o sentido de identidade e a leitura pode ser um apoio essencial para elas neste momento. Pode dar informação, ajudar as crianças a formar os seus próprios sentimentos, assim como pode explicar o comportamento dos outros ao redor. Ao mesmo tempo, permite-lhes juntarem-se a uma comunidade de leitores em todo o mundo - e a leitura em inglês abre uma das maiores comunidades de leitura de todas.
Como escolher os melhores livros
Milhares de livros são publicados todos os anos no Reino Unido. Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu filho a escolher livros interessantes e de boa qualidade em inglês.
- Peça conselhos aos professores do seu filho.
- Peça conselhos aos funcionários das livrarias e bibliotecas.
- Visite websites como o BookTrust ou The Guardian's children's books site.
- Leia revistas de críticas como a Books for Keeps.
- Procure listas de seleção e vencedores de prémios de livros infantis, tais como CILIP Carnegie and Kate Greenaway Children's Book Awards.
Partilhar histórias
Mesmo depois das crianças aprenderem a ler, elas continuam a gostar de ler com os pais. É importante partilhar histórias com o seu filho, mesmo depois de mais velho. Assim, irá ajudar no desenvolvimento da linguagem e da confiança para falar sobre os livros que lê.
Uma criança enquanto leitora
As crianças entre os oito e os onze anos de idade optam, frequentemente, por ler ficção. Muitas preferem um ou dois tipos favoritos de ficção ou um único autor. É importante respeitar as escolhas de leitura das crianças e valorizar as suas escolhas. Livrarias e/ou websites podem dar conselhos ('Se gosta disso, pode também gostar deste livro'). Com o tempo, as crianças irão ler géneros e autores diferentes.
É importante ter uma variedade de livros disponíveis (não ficção, contos, biografias ilustradas, poesia moderna, roteiros de teatro simples, etc.). Os adolescentes costumam alternar entre a leitura de livros para adultos e para crianças.
Problemáticas e controvérsias nos livros infantis
Os romances contemporâneos para adolescentes refletem a sociedade atual e, por vezes, mencionam tópicos como sexo, drogas ou raça. Geralmente, isto é feito com sensibilidade, mas o livro pode, ainda, ofender em certas culturas. Procure por conselhos se não tiver a certeza. Às vezes, o livro possui uma linguagem forte ou inclui palavrões. Use estes livros como uma oportunidade para conversar sobre algumas questões e discutir em torno da problemática encontrada.
Ilustrações
As ilustrações em livros para crianças mais velhas apoiam a compreensão do texto e ajudam na aprendizagem do inglês. As imagens podem mostrar objetos ou cenas que podem ser difíceis de descrever sem utilizar uma linguagem complexa, acrescentando informações adicionais que não estão descritas no texto.
Os balões de fala, legendas e exclamações são boas formas de introduzir o inglês idiomático e a linguagem informal. Os livros ilustrados ajudam os pais com pouco ou nenhum conhecimento de inglês a partilhar histórias com o seu filho aprendiz, podendo acompanhar as histórias através das imagens.
A leitura dos rapazes
Os rapazes costumam ler por prazer menos do que as raparigas. Aqui estão algumas formas de encorajar os rapazes a lerem:
- Conversar com os rapazes sobre os tipos de livros que eles gostam.
- Mostrar-lhes uma grande variedade de materiais, incluindo não-ficção, livros de piadas, poemas e 'factos divertidos'.
- Identificar os géneros de ficção que estão em alta, por exemplo, fantasia, ficção científica e histórias desportivas.
- Use romances gráficos, material de mangá e outros livros ilustrados.
- Identificar exemplos masculinos, incluindo os colegas e celebridades, para ajudar a promover a leitura.
- Use materiais online para motivar a leitura dos rapazes.
Materiais online
Existem muitos websites que disponibilizam livros e textos para crianças e jovens. Estes podem ser utilizados para motivar o filho a ler, desenvolvendo cada vez mais a sua leitura. Também permitem às crianças juntarem-se à comunidade mundial de leitores em inglês, encorajando-as a enviarem emails aos autores, escreverem críticas e muito mais.
O papel dos encarregados de educação
Quando as crianças são mais pequenas, os seus livros são principalmente escolhidos pelos adultos. À medida que as crianças crescem, os encarregados de educação podem aconselhar, mas é importante deixar que a criança desenvolva os seus próprios gostos de leitura. Os encarregados de educação devem ter certa sensibilidade e compreensão do melhor momento para os aconselhamentos, se serão úteis ou não, permitindo o espaço de escolha das crianças. Também se torna útil introduzir novos livros. Os encarregados de educação podem ler a primeira página ou duas e, depois, deixar o seu filho continuar a leitura sozinho. As crianças podem gostar de ler algumas páginas aos seus pais e conversar sobre o que elas têm lido.
Ainda que as crianças possam preferir ler por si próprias, os encarregados de educação podem ser solidários ao demonstrar interesse na leitura das crianças. Tente perguntas como: 'O que está a ler neste momento?', 'Está a gostar?', 'Já leu mais alguma outra coisa deste autor?', e 'Acha que eu também iria gostar de ler este livro?'
Lembre-se de respeitar as escolhas de leitura, mesmo que pareça 'demasiado fácil' ou não seja um autor que escolheria mesmo escolheria para elas. Elogie as crianças em relação a leitura sempre que puder. 'Muito bem, já terminou o capítulo todo' é muito melhor do que 'Não vai sair para brincar até ter terminado esse capítulo'. Se está preocupado com a leitura do seu filho, fale sobre as suas preocupações primeiramente com o professor ou com o bibliotecário local.
É também importante que as crianças vejam os seus pais a ler e que haja livros em casa. Arranje uma estante só com os livros das crianças e digam para os familiares presentearem as crianças com livros.
A lição principal é passar um tempo de qualidade com as crianças e deixá-las sentir que todo a família faz parte de uma “comunidade de leitores”.