Neste artigo, irás descobrir como ultrapassar a timidez no IELTS Speaking com dicas e conselhos práticos.
Sentes timidez e nervosismo ao falar em inglês? Não te preocupes – não estás sozinho. A maioria das pessoas sente-se nervosa quando tem de falar numa segunda língua – especialmente durante o IELTS Speaking. A boa notícia é que podes facilmente ultrapassar estes sentimentos com algumas técnicas testadas e comprovadas.
Começa a preparar o IELTS com o IELTS Ready
Aqui estão cinco maneiras diferentes de ultrapassar a timidez ao falar inglês e de te sentires mais calmo quando te estás a preparar para o teste IELTS Speaking.
Como ultrapassar a timidez no IELTS Speaking?
1. Observa e acompanha atentamente bons oradores
Uma das melhores formas de melhorar as tuas capacidades de oratória e aumentar a tua confiança é observar oradores públicos.
Presta atenção à forma como os profissionais pronunciam as palavras e à rapidez (ou lentidão!) com que falam. Muitos oradores utilizam técnicas de pausa para dar à audiência tempo para processar o que foi dito antes de continuar para o ponto seguinte.
A comunicação não é apenas o que se diz – também inclui a linguagem corporal e os gestos. Por isso, presta atenção à forma como os apresentadores movimentam o corpo e utilizam o espaço no palco.
Um bom sítio para ver os oradores em ação é o site da TED. Também podes verificar se há palestras TED ou TEDx ao vivo perto de ti para uma experiência mais envolvente.
2. Pratica sozinho
Pratica sozinho e põe em prática alguns dos truques que aprendeste ao observar outros oradores. Podes experimentar diferentes formas de incorporar as técnicas e ver qual delas funciona melhor para ti e para a tua apresentação no IELTS.
Concentra-te na velocidade a que estás a falar. Pode ser tentador apressares-te a dizer o que tens a dizer, mas falar demasiado depressa terá um grande impacto na tua inteligibilidade, ou seja, na facilidade com que o examinador te compreende.
Não te esqueças de fazer algumas pausas! Demorarás algum tempo a sentires-te confortável com as pausas, no entanto, com prática suficiente, notarás que as pausas também reduzem a utilização de interjeições como "hum" e de palavras como "tipo". Assim, o teu discurso soará mais polido e confiante, e será mais fácil de entender para o Examinador do IELTS.
Podes também gravar-te a ti próprio e depois assistir à gravação para analisar o teu comportamento e se as técnicas estão a ter o efeito desejado. É uma boa ideia gravares-te várias vezes, para que possas ver como estás a melhorar e monitorizar o teu progresso.
3. Pratica com tua a família e amigos e tem em conta o respetivo feedback
A ideia de falar em inglês ainda te assusta? Praticar com os teus familiares e amigos que falam inglês é uma ótima forma de aumentar a tua confiança. Pede-lhes que tomem notas enquanto falas para que possam dar-te um feedback construtivo e conselhos sobre as áreas em que podes melhorar.
Se achas que precisas de um feedback mais regular e contínuo, por que não considerar a possibilidade de aderir a um clube de oradores como o Toastmasters International? Fazer discursos regularmente ajudar-te-á a ultrapassar a timidez quando falas em inglês. Estarás rodeado de pessoas ambiciosas e com o mesmo desejo de se tornarem oradores confiantes. Isto ajudar-te-á a atingir o teu objetivo muito mais rapidamente.
Além disso, poderás aprender com membros mais experientes do clube, que te poderão dar as suas dicas pessoais sobre como evitar a timidez quando falas em inglês.
4. Confia que vai tudo correr bem
Antes de fazer um teste de línguas, especialmente um teste tão decisivo como o IELTS, a tua mente pode começar a pensar em tudo o que pode correr mal. Por isso, começa antes a preencher a tua mente com tudo o que pode correr bem!
Uma forma de ultrapassar a conversa interna negativa é a visualização positiva. Fecha os olhos e imagina-te a falar fluentemente com o examinador. Imagina que te sentes confiante e vês o Examinador a sorrir enquanto conversam.
Para além das visualizações, escrever ou dizer afirmações positivas a ti próprio pode ajudar a combater os pensamentos negativos. Aqui estão algumas afirmações que podes utilizar:
- "Sou um orador poderoso, destemido e confiante."
- "Falar em inglês dá-me energia."
- "As minhas palavras têm um efeito positivo nas pessoas."
- "Estou calmo e descontraído."
Enquanto estiveres a falar, adota uma postura confiante. Senta-te direito, com os ombros para trás e a cabeça erguida. Manter uma boa postura faz com que pareças (e também se sintas) mais confiante. Para veres um exemplo de como a postura e a linguagem corporal podem afetar um discurso, vê o vídeo de comparação de Vinh.
Não te esqueças de que o examinador quer ouvir o que tens para dizer. Lembrares-te disto irá ajudar a ultrapassar os sentimentos de timidez.
5. Melhora as tuas competências linguísticas com a preparação para o IELTS
Se já sentes nervosismo ao falar em público, então será ainda mais difícil se não se sentires confiante nas tuas competências linguísticas.
No IELTS Speaking, será avaliado o teu nível de comunicação de ideias e informações, bem como a tua capacidade de exprimir e justificar as tuas opiniões. Para te preparares para a secção Speaking do exame, terás de desenvolver estas competências, aprofundar os conhecimentos de inglês, alargar o vocabulário e melhorar a gramática. Uma preparação cuidadosa com recursos específicos ajudar-te-á a exprimires-te e a comunicar de forma clara o que pretendes dizer.
Como aumentar a confiança nas tuas competências linguísticas com o IELTS
Estas cinco dicas irão ajudar a ultrapassar a timidez no teu exame IELTS Speaking e também a aumentar a tua confiança nas conversas do dia a dia. Verás que as tuas interações com outras pessoas serão mais simples quando conseguires comunicar com clareza e confiança. E, depois de alcançar uma pontuação elevada no IELTS, sentir-te-ás muito mais confiante quando se tratar de apresentações e de falar em público em inglês.