Como ajudar a criança a aprender inglês em casa: dicas práticas e atividades divertidas
Se os seus filhos estão a aprender inglês, é natural querer ajudá-los em casa. No entanto, isso representa um desafio para muitos pais. Por exemplo, pode ter dúvidas em relação ao seu próprio nível de inglês ou à sua pronunciação, ou pode ter receio de cometer erros.
A boa notícia é que estamos aqui para o ajudar e apoiar! Os métodos e recursos que se seguem ajudarão as crianças a continuar a aprendizagem consigo de uma forma divertida e eficaz.
Veja como.
Um espaço de aprendizagem para todos
Ensinar inglês a crianças em casa complementam as aulas que já possam frequentar na escola, além de personalizar a sua experiência.
Mesmo que o seu inglês não seja perfeito, os seus envolvimento e entusiasmo são os primeiros e mais importantes passos para despertar o interesse do seu filho em aprender a língua.
Dicas úteis
- Mantenha uma atitude positiva em relação à aprendizagem de inglês (assim, a criança refletirá o seu entusiasmo e estará ansiosa para aprender consigo).
- Reserve um horário regular para praticar inglês todas as semanas. É importante que isto faça parte de uma rotina pela qual as suas crianças anseiem.
- Se não compreender ou não souber algo em inglês, aproveite a oportunidade para o descobrirem juntos. Por exemplo, diga "Vamos procurar a resposta e fazer algumas perguntas práticas para verificar se compreendemos".
Criar uma rotina
Estabelecer uma rotina ou definir um horário para o inglês em casa pode ajudar a tornar a aprendizagem num hábito regular. Praticar as mesmas frases ou músicas em inglês estabelecerá a rotina indicando à criança que é hora de aprender inglês. Manter as sessões curtas (não mais de 15 minutos para alunos muito jovens), variadas e divertidas também ajudará a manter a atenção e o interesse da criança pelo inglês.
Quando se trata de aprender inglês, a melhor estratégia é pouco tempo e muitas vezes! Falar inglês regularmente ao longo do dia, num horário previsível para a criança, pode ajudar a manter a aprendizagem variada.
Talvez possa tentar ler uma história em inglês na hora do conto antes de dormir ou, quem sabe, cantar uma canção em conjunto na hora do banho. Se necessitar de mais inspiração, espreite o canto em inglês da família Sanghera.
Definir um horário para a hora do conto
Ler histórias com recursos visuais claros e coloridos é uma ótima forma de apresentar e explorar o inglês, enquanto desfruta de um momento aconchegante e partilhado com as crianças.
As crianças gostam de ouvir histórias que já conhecem. Reler várias vezes as mesmas histórias não só garante um público feliz, como também é uma forma fantástica de rever o vocabulário e a estrutura das frases num ambiente familiar e agradável.
Comece com uma abordagem interativa e incentive a criança a fazer perguntas simples sobre as imagens como, por exemplo 'Where's the blue dog? (Onde está o cão azul?)'
Através da repetição, as crianças sentir-se-ão cada vez mais confortáveis para participar nas partes da história que reconhecem.
Para além de estimular a imaginação, a leitura de um conto permite que as crianças desenvolvam competências vitais de compreensão oral enquanto ouvem as formas gramaticais do inglês e uma nova língua.
Cantar músicas e ler rimas
Cantar músicas e rimas com a criança é uma forma simples e divertida de produzir trechos repetidos da língua inglesa de uma forma natural e espontânea. Além de ser muito divertido, cantar rimas e canções infantis proporciona às crianças a prática discreta dos padrões de tónica, ritmo e entoação em inglês.
Depois de ouvirem as músicas e rimas algumas vezes, as crianças começam naturalmente a acompanhá-las. Usar um recurso visual, como um vídeo animado ou um fantoche, pode ajudar ainda mais na compreensão.
Porque não experimenta cantar A bear named Sue com a criança? Pode utilizar o urso de peluche preferido da criança e alguns dos itens mencionados na música para vos ajudar a lembrarem-se das palavras.
Aproveite a tecnologia
As aplicações são uma ferramenta apelativa, imersiva e interativa para alunos de qualquer idade e podem ser facilmente utilizadas para complementar as competências de aprendizagem de uma língua.
Com um dispositivo móvel ou tablet, os jovens alunos podem aceder a atividades para praticar o vocabulário, os números e a fonética, além de acompanhar histórias e jogos interativos. Vincular as atividades aos temas e interesses de aprendizagem da criança promoverá a interação e o entusiasmo pela aprendizagem.
Para praticar e revisitar números, cores, formas, alimentos, animais, objetos da sala de aula, brinquedos e muito mais, explore a aplicação LearnEnglish Kids Playtime.
Ver e ouvir vídeos curtos e simples dos desenhos animados e programas em inglês preferidos da criança é uma forma simples de expor os jovens alunos a um ambiente de aprendizagem de inglês em casa. Isto permite que as crianças ouçam a pronunciação de palavras e expressões novas e familiares, dentro do contexto de um desenho animado familiar.
Para obter acesso a vários programas de TV populares em inglês, explore os serviços de streaming ou canais de TV online na sua região.
Jogar com jogos e cartões
Os jogos tornam a aprendizagem animada, divertida e apelativa. Os cartões podem ser utilizados em vários jogos, como Memory, Snap! e Kim’s game. Se estiver com vontade de dar asas ao seu espírito artístico, é muito fácil fazer os seus próprios cartões. Em alternativa, pode fazer o download de cartões prontos a usar a partir do site LearnEnglish Kids.
Veja a família Elliot a jogar o Memory game com cartões ou espreite a enorme variedade de jogos interativos disponíveis no site LearnEnglish Kids.
Integrar vocabulário e expressões
Quando ensinar inglês à criança em casa, tente focar-se nos temas que despertam a sua curiosidade e utilize as expressões e o vocabulário com que a mesma está familiarizada na sua língua materna, no infantário ou na escola.
Como ponto de partida para o vocabulário, por que não tentar usar alguns dos seguintes termos:
- comida e bebida
- brinquedos
- números de 1–10, 10–20, etc.
- cores
- roupas
- animais (animais da quinta, animais da selva, animais de estimação)
- formas
- adjetivos simples: emoções, temperaturas, tamanho, etc.
É importante recordar que as crianças têm interesses diferentes, como tal, use isso a seu favor. Pode descobrir que a criança está interessada em aprender palavras em inglês relacionadas com o Batman ou a Lego e pode aproveitar a oportunidade para ler histórias sobre o Batman em inglês ou escrever instruções em inglês para fazer construções de Lego.
Comunicar com o professor da criança
Se a criança frequentar aulas de inglês, tente conversar regularmente com o professor sobre o conteúdo das aulas. O professor poderá fornecer uma visão geral dos tópicos, músicas, histórias e vocabulário abordados nas aulas da criança, que poderá praticar em casa para consolidar a aprendizagem.
Certifique-se também de pedir feedback regular sobre o progresso da criança no inglês. Se houver alguma área em que a criança se destaque ou temas que lhe sejam mais difíceis, poderá aplicar essas informações em casa. Isso garantirá que a criança se focará no que lhe é mais difícil, enquanto é elogiada e avança nos temas que já domina.
Para concluir
Incorporar a aprendizagem da língua inglesa na sua rotina semanal pode ajudar a facilitar o processo e tornar-se um hábito com maior probabilidade de gerar resultados produtivos da aprendizagem em inglês. Seguir os passos acima e ensinar inglês às crianças será tão gratificante para si quanto para as crianças.
Procura ainda mais formas de criar um ambiente eficaz de aprendizagem de inglês em casa? Dê uma vista de olhos ao artigo De que forma as crianças aprendem.