O inverno já se faz sentir, as luzes de Natal iluminam as ruas e por todo o lado ecoam as melodias natalícias, seja na rádio, na televisão ou nas ruas de Portugal.
Já no Reino Unido, a competição pela canção número 1 de Natal transformou-se numa verdadeira tradição natalícia. Os lendários Beatles ainda mantêm o recorde de maior número de músicas a alcançar o topo das tabelas de Natal (1963, 1964, 1965 e 1967), embora nenhuma das músicas tivesse, de facto, um tema natalício. 'Do they Know It's Christmas?' destaca-se como a canção de Natal número 1 mais vendida de sempre, com mais de 3,6 milhões de cópias vendidas em 1984 e angariando milhões de libras para caridade.
As canções natalícias, desde os tradicionais carols, passando pelas melodias intemporais para crianças até aos êxitos pop (antigos e novos) são a banda sonora de dezembro e uma parte central das celebrações de Natal - apresentamos 10 escolhas imperdíveis para a sua playlist de Natal, ideais para momentos em família.
Que tal encontrar as letras e fazer um coro em família? É uma ótima forma de entrar no espírito natalício enquanto aperfeiçoa o seu vocabulário em inglês!
1 - Silent Night - Este clássico tradicional, composto na Áustria, é tão conhecido que até tem o estatuto de património cultural da UNESCO! Coros e grupos de canto por todo o mundo cantam esta música, dedicada a 'dormir em paz celestial'. Com seu tom suave e acolhedor, é o “carol” perfeito para cantar para (ou com!) os mais pequenos
2 - The Twelve Days of Christmas - A tradição do 'Carolling' continua viva no Reino Unido. Grupos de crianças e adultos vão cantar de porta em porta no seu bairro, ou nos centros das cidades, geralmente para angariar dinheiro para boas causas. É uma excelente forma de praticar números e exercitar a memória, tentando lembrar-se dos 12 presentes da canção - pode até tentar escrever a sua própria versão atualizada das letras - por exemplo '’12 texters tweeting, 11 bloggers blogging...''
3 - Jingle Bells - esta é uma das canções de Natal mais conhecidas do mundo. Foi também a primeira música transmitida do espaço, quando os astronautas Tom Stafford e Wally Schirra a cantaram em 1965. Como tem letras simples e usa rimas (way, sleigh, hey!) é uma opção perfeita para cantar com as crianças e em grupos.
4 - Rudolph the red nosed reindeer conta a história de Rudolph e de como ele é troçado pelas outras renas, até o Pai Natal o escolher para uma missão especial. Também pode desafiar os mais pequenos a lembrarem-se dos nomes das 12 renas (não é fácil!), ou convidá-los a cantar esta canção alternativa sobre a grande noite do Pai Natal.
5 - Brenda Lee - Rocking around the Christmas tree - esta música, originalmente cantada por Brenda Lee em 1958, resistiu ao teste do tempo e ainda é uma das mais tocadas nas celebrações de Natal. Para quem prefere um som mais retro, esta música é obrigatória. É incrível que Brenda Lee tinha apenas 13 anos quando gravou esta canção, por isso provavelmente ainda era jovem o suficiente para se entusiasmar muito com o Natal!
6 - Bing Crosby - White Christmas - Todos os anos, muitas pessoas no Reino Unido esperam por um “White Christmas” (um Natal branco ou com neve) - existem até pessoas que apostam na probabilidade de nevar no dia. O Met Office do Reino Unido considera um “White Christmas” se pelo menos um floco de neve cair no dia 25 de dezembro, mas, embora esteja frequentemente frio no Natal, a típica cena Dickensiana de Londres coberta de neve espessa definitivamente não é comum. Apesar disso, 'White Christmas' é o single mais vendido de todos os tempos no mundo. É uma canção que recorda os Natais com neve do passado e antecipa os futuros, e tem um sentimento nostálgico e saudoso.
7 - Slade - Merry Xmas Everybody - Nenhuma festa de Natal no Reino Unido está completa sem este número 1 do Natal de 1973. Slade, que era um grupo de rock popular na época, decidiu escrever uma canção que representasse um Natal normal em casa com a família. Foi tocada tantas vezes ao longo dos anos no Reino Unido, que algumas estações de rádio chegaram a proibi-la durante alguns anos, pois as pessoas achavam-na tão irritante! Começa com Noddy Holder, o cantor de cabelos compridos do grupo, a gritar 'It's Chriiiiiiistmas!' - e quando esta música toca, sabe-se que realmente é Natal.
8 - Mariah Carey - All I want for Christmas is you - Presente em filmes, anúncios de TV, na rádio e praticamente em todo o lado desde o seu lançamento em 1994. Críticos chamaram-lhe um 'clássico instantâneo' e a música hoje lidera muitas listas de 'Melhor canção de Natal de sempre' em todo o mundo. Foi interpretada muitas vezes, mas ninguém consegue superar a versão de Mariah, deixando-nos sem dúvidas sobre o que ela realmente quer para o Natal.
9 - Wham - Last Christmas - Quem consegue esquecer o vídeo original desta canção, passado num resort de ski, onde George Michael canta para o seu amor secreto do ano passado, vestido no melhor da moda de ski dos anos 80? Esta música gerou muitas versões e muitas sessões de karaoke no final da noite. Quase todos gostam de se juntar apaixonadamente ao refrão ('I'll give it to someone special, special'). Lamentavelmente, perdemos George Michael também num dia de Natal, o que torna esta canção ainda mais comovente.
10 - The Pogues - Fairytale of New York - Muitas das canções de Natal mais populares são românticas, alegres ou até um pouco irritantes. Mas a canção de Natal mais popular no Reino Unido, segundo uma pesquisa recente, é aquela que conta a história de um casal em conflito que passou por tempos difíceis, com o homem a passar a véspera de Natal embriagado na cadeia. Definitivamente não é o típico tema festivo, e a BBC chegou a proibir algumas das letras por acharem que poderiam ser ofensivas. Mas, num ponto da música, o homem canta 'I see a better time, when all our dreams come true', e talvez seja este sentimento de esperança que a torna tão favorita no Natal.
Seja como for que goste de celebrar o Natal e a temporada de férias de inverno, agasalhe-se bem e certifique-se de que tem boa música a tocar! Feliz Natal!