By British Council Portugal

18 de maio de 2023 - 11:00

Oito dicas para aumentar a tua pontuação de Speaking no IELTS - imagem

A parte de Speaking do teste IELTS pode parecer assustadora, mas, ao confiar na preparação que realizaste, também pode ser a oportunidade de mostrar ao examinador as tuas capacidades na língua inglesa. 

Aqui, a nossa especialista global do IELTS, Hazan Hayaloğlu, partilha as suas oito principais dicas para ter sucesso na parte de Speaking do teste IELTS.

Se te estiveres a preparar para um exame, está ciente de que, para obter as informações mais recentes sobre o formato do exame, deves sempre ir direto à fonte – IELTS. Para os examinados do teste do IELTS, podem praticar testes online grátis de Academic Writing ou testes de General Training Writing. Também podem praticar a redação da sua resposta fazendo o download de uma Folha de Respostas do IELTS Writing.

O que é a secção de Speaking do IELTS?

Antes de passarmos às dicas, vale a pena examinar as três partes principais da seção de Speaking do IELTS. 

  • Parte um — é aqui que respondes a perguntas sobre ti e a tua família.
  • Parte dois — aqui, farás um discurso de um a dois minutos sobre um tópico que te será apresentado pelo examinador.
  • Parte três — tu e o examinador terão uma discussão mais longa sobre o tópico apresentado na segunda parte. 

Agora, vamos dar uma vista de olhos às principais dicas para melhorar o teu desempenho na seção de Speaking do teu teste IELTS. 

1. Tenta relaxar!

A maioria dos estudantes de línguas concordaria que falar é a competência linguística mais difícil de dominar. Precisas de criar frases sem erros, pensar no vocabulário apropriado e na pronúncia correta, evitar a tradução direta da tua língua nativa, transmitir a mensagem certa, usar o tom certo e conectar as tuas ideias de forma organizada. Pode ser um pouco avassalador!

Com tanta coisa em mente, relaxar não será fácil, mas é importante lembrar que o examinador não está a concentrar-se nos teus erros, e sim nos aspetos positivos do teu discurso. Eles estão lá para ver o que consegues fazer, não o que não consegues, e farão o possível para que te sintas confortável. Pensa nisto como uma breve conversa com um amigo. Tudo gira em torno da comunicação — algo que estás habituado a fazer todos os dias.

Além disso, lembra-te de que não está a ser avaliado pelo teu conhecimento sobre tópicos específicos. Os tópicos de conversa do IELTS são baseados na tua vida, experiências e opiniões. Por exemplo, podes ser convidado a falar sobre o teu animal de estimação, a tua cidade natal, o teu melhor amigo ou o teu trabalho. A maioria das pessoas adora falar sobre si mesmas, então relaxa e dá o teu melhor. Não há respostas certas ou erradas!

2. Expande as tuas respostas

Falar por um longo período é uma oportunidade para mostrar a tua fluência. Adquire o hábito de dar razões para as tuas respostas. Se o examinador continuar a perguntar “porquê?”, então não estás a ser suficientemente detalhado. A fluência é um dos quatro critérios de avaliação do IELTS e, para parecer fluente, precisarás de manter um bom fluxo de fala. Portanto, não tenhas medo de falar demais! 

Vê estes exemplos de respostas para ver a diferença entre um falante fluente e um não fluente. 

Resposta Resposta Melhor

Examinador: What is your favourite pet animal? 

Candidato: My favourite pet animal is a cat. 

Examinador: Why?

Candidato: Because they are cute. 

Examinador: What is your favourite pet animal? 

Candidato: My favourite pet animal is a cat. I have always found myself drawn to cats because of their independent nature.

Examinador: Why?

Candidato: Unlike dogs, cats are low maintenance. They don’t require a lot of space and they are cheap to feed. We can leave them alone at home all day and they don’t panic or get lonely. They also make great company for us because they are beautiful, purring, intelligent pets that love and entertain us every day.

3. Aproveita ao máximo o teu minuto

Na segunda parte da seção de Speaking – onde falarás sobre um determinado tópico – o examinador dar-te-á um minuto para preparares o teu discurso. Usa este tempo com sabedoria! 

Não entres em pânico se não estiveres familiarizado com o tópico; podes inventar uma história ou colocares-te no lugar de outra pessoa e contar a história da perspetiva dela. Por exemplo, se precisas de falar sobre um evento desportivo no e não és fã de desporto, podes colocar-te no lugar de um amigo que é fã de desporto e falar sobre a experiência dele como se fosse a tua. Não há respostas certas ou erradas; estás apenas a ser avaliado pela tua capacidade de fala.  

Os pontos que deve abordar serão exibidos num cartão, pelo que recomendo que utilizes o teu minuto para escrever rapidamente palavras-chave (frases demoram muito) no teu papel de apontamentos, para consultar se tiveres dificuldades. Podes adicionar pontos caso fiques sem coisas para dizer. Para obter uma pontuação de fluência satisfatória, precisarás de continuar sem fazer muitas pausas, pelo que estes apontamentos serão úteis!

4. Não memorizes! 

As perguntas da seção de fala seguem um padrão comum. Na primeira parte, serás questionado sobre tópicos pessoais, como a tua cidade natal, trabalho ou passatempos. A segunda parte concentra-se nas tuas experiências, para que possas descrever um lugar, pessoa ou objeto. A terceira parte usa uma discussão sobre as tuas opiniões relacionadas com o tópico da segunda parte. 

Embora certamente valha a pena equipares-te com vocabulário relevante e frases e colocações (agrupamento comum de palavras) comuns, é importante evitar memorizar grande parte do discurso. Os examinadores são treinados para identificar respostas memorizadas e vão deduzir-te pontos por isso. 

Em vez disso, recomendo que estudes vocabulário tópico, agrupando palavras em categorias, como desporto ou cinema. Esta abordagem também pode ajudar-te a melhorar o teu vocabulário para outras seções do teste do IELTS — e quanto maior o vocabulário, melhor será a tua pontuação! 

5. Fala com clareza e a uma velocidade natural

Tenta não apressar o teu discurso. Falar rápido demais não melhorará a tua pontuação de fluência e poderá fazer com que cometas mais erros. Em vez disso, mantém a calma, fala com clareza e mantém a tua velocidade natural. E não te preocupes com o teu sotaque; todos os sotaques são bem-vindos no teste do IELTS. Só tens de te certificar que pronuncias as palavras corretamente. 

6. Não desistas! 

Há três casos comuns em que podes sentir vontade de desistir. Tudo o que posso dizer é: não o faças!

A primeira é quando não consegues encontrar a palavra exata que procuras. Se isso acontecer, evita pausas longas e tenta parafrasear ou procurar outras maneiras de explicar o que queres dizer. 

A segunda é quando não estás familiarizado com um tópico ou não tens opiniões sobre um assunto. Se isso acontecer, usa a tua criatividade para fazer todos os esforços para responder à pergunta. Colocar-te no lugar de alguém que passou pela situação ajudar-te-á a ter ideias mais rapidamente. 

A terceira é quando não entendes a pergunta do examinador. Se isso acontecer, podes sempre pedir esclarecimentos (mas evita fazer muitas perguntas). 

7. Grava-te a ti mesmo 

Se não tiveste a oportunidade de praticar com um falante nativo de inglês, é possível melhorar praticando sozinho. Como? Gravando as tuas sessões de prática e fazer uma autoavaliação com base nos quatro critérios de avaliação do IELTS: fluência, recurso lexical (a tua variedade de vocabulário), alcance e precisão gramaticais e pronúncia. 

Analisa a tua gravação para identificar os teus pontos fracos. Poderia ter usado um vocabulário melhor? Quão fluente fui? Poderia ter usado estruturas mais complexas? Como foi a minha pronúncia? Trabalha nas tuas deficiências até produzires uma gravação melhor.

8. Sabe o que esperar

Se estiveres a fazer o teste do IELTS pela primeira vez, será útil familiarizares-te com o formato e os critérios de avaliação. Saber o que esperar ajudará imenso a acalmar os teus nervos. 

Eu recomendo que aprendas as respostas para as seguintes perguntas antes de fazer o teste:

  • Quanto tempo dura?
  • Quantas partes tem?
  • O que se espera que eu faça em cada parte?
  • Quais são os critérios de avaliação?

Se quiser ver as datas dos próximos testes do IELTS ou verificar os preços do exame, visita a página de agendamento do IELTS.