By British Council Portugal

11 de Oct de 2023 - 17:10

Your Guide to UK Scholarships, blog image

Descobre os diferentes tipos de bolsas de estudo que podes escolher para estudar no Reino Unido e como podes melhorar as tuas hipóteses de obter uma. 

  • Benefícios de estudar no Reino Unido 
  • Elegibilidade para te candidatares para uma bolsa de estudo no Reino Unido
  • Bolsas de estudo oferecidas pelo governo do Reino Unido 
  • Bolsas de estudo oferecidas por instituições de ensino no Reino Unido
  • Bolsas de estudo globais para estudar no Reino Unido
  • Bolsas de estudo para estudos pré-licenciatura no Reino Unido
  • As melhores dicas para ganhar uma bolsa de estudos no Reino Unido
  • IELTS para o Reino Unido
  • Últimas considerações

Frequentar uma universidade de topo e obter uma qualificação reconhecida em todo o mundo é o sonho da grande parte das pessoas. Não há dúvida que essa decisão seria um bom investimento que sem dúvida garantirá o teu futuro. E será um grande investimento, sobretudo se tiver de se mudar para o estrangeiro para estudar. 

Estudar no estrangeiro pode ser economicamente acessível, desde que tudo seja bem planeado de antemão, evidentemente. Como estudante internacional, terás várias opções de financiamento ao teu dispor para te ajudar a cobrir os custos. 

Nesta publicação encontrará informação sobre bolsas de estudo para estudar no Reino Unido, um dos principais destinos do mundo para entrar na academia.

Benefícios de estudar no Reino Unido

O Reino Unido tem sido um líder do mundo académico durante os últimos séculos, atraindo estudantes internacionais de todo o mundo. Sejam as suas universidades mundialmente reconhecidas, a sua abordagem de ensino inovadora ou as mentes inovadoras que administram os cursos, o Reino Unido pode oferecer-te tudo o que precisas para desbloquear o teu potencial e alcançar o sucesso. 

Para além de ser um excelente local para estudar, o Reino Unido também é o local ideal para te preparares para uma carreira no teu setor de escolha. Estágios e voluntariados ajudam os estudantes internacionais a adquirir novas competências, a estabelecerem novos contactos e a aplicarem o que aprenderam num ambiente do mundo real. Após a conclusão bem-sucedida do teu curso no Reino Unido, poderás candidatar-te para permanecer e trabalhar, ou procurar trabalho, durante até dois anos, através do Graduate Route.  

Por fim, sabias que um em cada quatro líderes mundiais estudou no Reino Unido? Portanto, se fores ambicioso, uma educação no Reino Unido ser-te-á muito útil na realização dos teus sonhos, não importa quão grandes sejam!

Elegibilidade para te candidatares para uma bolsa de estudo no Reino Unido

Os alunos internacionais podem candidatar-se para vários tipos de apoio financeiro para financiarem os seus estudos no Reino Unido. Enquanto algumas bolsas de estudo oferecem financiamento parcial (por exemplo, cobrindo uma certa percentagem das tuas propinas), existem outras que cobrem todas as tuas despesas, incluindo propinas, despesas de subsistência e bilhetes de voo. 

Agora vale a pena lembrar que cada bolsa de estudo estabelece os seus próprios critérios de elegibilidade. Dito isso, aqui estão alguns requisitos frequentes que poderás ter de cumprir:

  • Mérito académico

A consideração principal para atribuir uma bolsa de estudos a alguém é um comprovante de que a pessoa em questão tem boas pontuações académicas com consistência, mas alguns outros tipos de bolsas de estudo também tomam em consideração as suas notas de estudos anteriores.

  • Experiência de trabalho elegível

Algumas bolsas de estudos exigem que tenha experiência de trabalho elegível para se poder candidatar, seja emprego a tempo inteiro, emprego a tempo parcial, trabalho voluntário ou estágios pagos/não pagos. Na maioria dos casos, ser-te-á permitido incluir experiência de períodos de emprego diferentes, de modo a poder cumprir os requisitos. Se avançares para a fase da entrevista, é possível que te peçam para desenvolver a informação de emprego que forneceu no momento em que te candidataste à bolsa.

  • Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares, como, por exemplo, envolvimento em clubes desportivos ou várias sociedades, ajudam-no a aprender mais sobre si mesmo como individuo. Além disso, tais atividades também lhe dão a oportunidade perfeita para adquirir novas competências e para ampliar o seu conhecimento em contextos diferentes. Naturalmente, muitas bolsas de estudo pedem esta informação, pois fornecerá alguma perceção do tipo de pessoa que você é. Utilize isto para seu benefício!

  • Planos futuros / objetivos a longo-prazo

Candidaturas a bolsas de estudo pedem-lhe frequentemente que explique detalhadamente os seus planos para o futuro, normalmente na forma de uma redação. Entre outras coisas, isso permitir-lhe-á exibir o seu nível de entusiasmo pela sua área de estudo, explicar porque merece a bolsa de estudo e demonstrar que que tem objetivos claros e bem-definidos para o futuro.

  • Requisitos da língua inglesa

Para seres considerado para bolsas de estudo, poderás precisar de cumprir o requisito da língua inglesa definido pelo órgão respetivo responsável pela bolsa. Tal pode ser conseguido fazendo um teste de inglês internacional, como, por exemplo, o IELTS. Para além de filtrar candidatos que talvez sejam inadequados, um teste linguístico também poderá servir como comprovativo de que estás preparado para começar a estudar num ambiente anglófono.

Bolsas de estudo oferecidas pelo governo do Reino Unido

Os estudantes internacionais que querem estudar no Reino Unido podem candidatar-se para uma variedade de bolsas de estudo administradas pelo governo do Reino Unido. Em baixo indicamos os três principais programas de bolsas de estudo:

Bolsas de estudo Chevening

O programa Chevening oferece bolsas de estudos completamente financiados (incluindo voos, alojamento e propinas) para a realização de qualquer mestrado em qualquer universidade no Reino Unido. Estas bolsas de estudo são geralmente atribuídas a indivíduos com potencial de liderança comprovável e com um robusto percurso académico. Para além da obtenção de uma educação no Reino Unido, também é uma oportunidade única para a próxima geração de líderes, influenciadores e decisores desenvolver relações positivas duradouras com o Reino Unido. Desde a sua conceção em 1983, o Chevening permitiu que mais de 50.000 profissionais notáveis vivam e estudem no Reino Unido, ajudando-os a desenvolverem-se, em termos académicos e profissionais. Se quiseres mais informação, por favor visita o site oficial das Bolsas de Estudo Chevening.

Bolsas de estudo GREAT

Co-financiadas pela Campanha GREAT Britain do governo do Reino Unido e pelo British Council, assim como por instituições de ensino superior do Reino Unido, o programa de Bolsas de Estudo GREAT tem o objetivo de aumentar significativamente o número de oportunidades para estudantes de um grupo de países específico: Bangladeche, Brunei, China, Egipto, Gana, Quénia, Índia, Indonésia, Malásia, México, Nepal, Nigéria, Paquistão, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Turquia e Vietname. 

Em 2021, o programa ofereceu 309 bolsas de estudo, em parceria com 43 instituições de ensino superior do Reino Unido. Os vencedores recebem um valor mínimo de 10.000£ para cobrir as suas propinas para uma grande variedade de cursos de pós-graduação com duração de um ano. Poderás encontrar mais informação sobre as GREAT Bolsas de Estudo no nosso site do Study UK.

Bolsas de estudo Commonwealth

Se fores um cidadão ou um residente permanente de um país da Commonwealth que não tem meios para estudar no Reino Unido sem apoio financeiro, então és elegível para te candidatares para as Bolsas de estudo Commonwealth. O programa, concebido para atrair talento extraordinário para as universidades do Reino Unido, oferece uma ampla variedade de apoios:

  • Bolsas de estudo Commonwealth para Doutoramentos (para países em desenvolvimento e estados frágeis)
  • Bolsas de estudo Commonwealth para Múltiplos Locais (para países de médio e baixo rendimento)
  • Bolsas de estudo Commonwealth para Mestrados
  • Bolsas de estudo Commonwealth Partilhadas
  • Bolsas de estudo Commonwealth para Aprendizagem à Distância
  • Bolsas de estudo Commonwealth para Doutoramentos (para países de rendimento elevado)
  • Bolsas de estudo Médicas Commonwealth
  • Bolsas de estudo Profissionais Commonwealth

A maioria das Bolsas de estudo Commonwealth financiam a totalidade dos custos, pelo que, para além de cobrirem as tuas propinas, também pagarão a tua passagem para o Reino Unido e para fora dele, assim como as tuas despesas de subsistência durante a tua estadia. Para descobrires como podes candidatar-te a uma destas bolsas de estudo, consulte a CSC apply page.

O governo do Reino Unido também oferece centenas de bolsas de estudo e apoios financeiros adicionais a estudantes internacionais como tu. Para saberes mais sobre as ajudas que estão disponíveis, consulta o UK Council for International Student Affairs (UKCISA) website.

Bolsas de estudo oferecidas por instituições de ensino no Reino Unido

Muitas instituições de ensino superior no Reino Unido têm os seus próprios programas de bolsas de estudos. Para além de atrair talentos excecionais, estas bolsas de estudo também procuram criar oportunidades únicas para estudantes que não possuem meios financeiros para estudar no Reino Unido. 

As universidades e instituições de ensino superior no Reino Unido atribuem bolsas de estudo a alunos internacionais baseando-se em diferentes fatores. Para te ajudar a compreender, eis uma categorização geral:

Categoria Para quem é?
Bolsas académicas, de mérito e de excelência Indivíduos com um percurso académico distinto
Bolsas de estudo baseadas em desempenho Indivíduos que exibem capacidades excecionais numa atividade extracurricular (por exemplo, desporto, música, teatro, dança)
Bolsas de estudo específicas para certas disciplinas Indivíduos que querem estudar um curso ou disciplina específicos (por exemplo, direito, arquitetura, biologia)
Bolsas de estudo santuário ou de igualdade de acesso Indivíduos que tiveram que fugir dos seus países natal e que se refugiaram ou obtiveram asilo no Reino Unido
Bolsas de estudo para deficientes Indivíduos com deficiência, condições de saúde mental a longo-prazo, dificuldade de aprendizagem ou outras necessidades especiais

Se estás interessado em estudar numa universidade ou estabelecimento de ensino superior específicos no Reino Unido, é recomendável que visites o site da instituição em questão para saberes quais os apoios financeiros que oferecem. Por exemplo, o site oficial da Universidade de Cambridge indica várias fontes de apoio financeiro que estão ao dispor dos seus estudantes: apoio financeiro para estudantes internacionais não licenciados; apoio financeiro para estudantes de pós-graduação; bolsas de estudo atribuídas pelo Fundo Fiduciário Internacional, Europeu e da Commonwealth de Cambridge; bolsas de estudo Gates Cambridge; e apoio financeiro para alunos com deficiência.

Bolsas de estudo globais para estudar no Reino Unido

Enquanto algumas bolsas de estudo se destinam a potenciais estudantes de países específicos, existem outras que são mais acessíveis a estudantes internacionais. Eis algumas bolsas de estudo globais que te fornecerão assistência financeira para obter uma educação no Reino Unido:

Bolsas de estudo Global Wales para Alunos Internacionais

Estudantes internacionais que querem estudar numa universidade no País de Gales são elegíveis para qualquer uma das quatro bolsas de estudo oferecidas pela Global Wales. De momento, são elegíveis estudantes da América do Norte, da Índia, do Vietname e de países da UE.

Para saber mais, por favor clica aqui

Bolsas de estudo do British Council para mulheres em STEM

És uma mulher com um diploma ou doutoramento numa disciplina STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) que sente entusiasmo pela tua área de estudos? Esta pode muito bem ser a oportunidade pela qual esperavas! Esta bolsa de estudo está aberta a mulheres das Américas, do Sul da Ásia, do Sudeste Asiático, do Egipto, da Turquia e da Ucrânia.

Para saber mais, por favor clica aqui

Bolsa de estudo do Fundo Fiduciário A.S. Hornby

Se fores um professor de Inglês experiente que procura mais desenvolvimento profissional, as Bolsas de Estudo Hornby podem ajudá-lo a concluir um Mestrado em TESOL na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Além disso, a bolsa cobre todos os custos no Reino Unido; incluindo um apoio financeiro mensal para cobrir as despesas de subsistência e de alojamento; propinas; e reembolso dos custos bilhetes de avião, do visto e dos testes linguísticos. O Fundo Fiduciário Hornby aceita candidaturas de países indicados na Lista DAC, que tem mais de 130 nomes.

Para saber mais, por favor clica aqui.

Bolsas de estudo Scotland Saltire

Este programa de bolsas de estudo é administrado pelo Governo Escocês, em colaboração com universidades e instituições de ensino superior Escocesas. É ideal para pessoas que querem frequentar um Mestrado em qualquer uma das instituições de ensino superior da Escócia. O programa oferece até 50 apoios, cada um com 8000£ de valor, para cobrir propinas durante um período de estudo a tempo inteiro de um ano. Está aberto a estudantes do Canadá, da China (incluindo Hong Kong), da Índia, do Japão, do Paquistão e dos EUA.

Para saber mais, por favor clica aqui.

Bolsas de estudo para estudos pré-licenciatura no Reino Unido

É verdade que o número de bolsas de estudo para estudos pré-licenciatura no Reino Unido é menor que o número de bolsas de estudo para estudos pós-licenciatura. Contudo, isso não significa que sejam difíceis de encontrar; basta saber onde procurá-las. 

Se esperas frequentar um curso pré-licenciatura no Reino Unido e precisa de apoio financeiro, a tua melhor aposta é procurar duas categorias de bolsas de estudo: as que são oferecidas por instituições de ensino superior no Reino Unido e as que são oferecidas por terceiros, como, por exemplo, o governo ou uma organização, no teu país natal. Para identificar bolsas de estudo oferecidas por entidades no Reino Unido, um bom local para começar seria o site oficial do Universities and Colleges Admissions Service (UCAS) no Reino Unido.

As melhores dicas para ganhar uma bolsa de estudos no Reino Unido

Ganhar uma bolsa de estudos não é um bicho de sete cabeças; contudo, tens de estar disposto a investir o tempo e os esforços necessários para que tal aconteça. Segue estas dicas para melhorar as tuas hipóteses de receber uma bolsa de estudos para estudar no Reino Unido.

  • Faz a tua pesquisa

É muito improvável que encontres uma única fonte que tenha toda a informação que precisas sobre bolsas de estudo no Reino Unido. Portando, certifica-te que pesquisas o suficiente para identificar todas as opções de financiamento a que poderás ter acesso como estudante internacional. Talvez seja boa ideia realizar uma pesquisa minuciosa online: consulte o site do seu British Council local, sites de organizações no teu país natal que oferecem bolsas de estudo e site de instituições de ensino superior no Reino Unido. Vale a pena fazer uma pesquisa extensiva quando procuras financiamento para estudar no estrangeiro.

  • Verifica minuciosamente os critérios de elegibilidade

Antes de decidir candidatar-se, é importante que estudes cuidadosamente os critérios de elegibilidade de cada bolsa, para te certificares de que se enquadra no perfil de bolsista. Idealmente, só deves dedicar tempo a candidatar-te para bolsas para as quais és elegível e que tens boas hipóteses de conseguir.

  • Ajusta a tua candidatura

Em termos gerais, todas as candidaturas a bolsas de estudo são diferentes - poderás ter de responder a perguntas diferentes e de cumprir requisitos diferentes. Naturalmente, a última coisa que queres fazer é copiar e colar o conteúdo. Pelo contrário, dedica algum tempo a ajustar cada candidatura que envias, para que cumpras os requisitos definidos pelo órgão que concede a bolsa. Sê honesto relativamente aos teus motivos para querer estudar um curso específico numa instituição específica. Evidentemente, isto poderá consumir uma grande parte do teu tempo, mas ninguém disse que a candidatura a bolsas de estudo ia ser rápido!

  • Cumpre os prazos

Tornares-te um estudante internacional invariavelmente exigirá o cumprimento de prazos. Quer seja candidatar-te a bolsas de estudo ou solicitar um teste linguístico ou um visto, certifica-te que controlas todos os prazos. Lembra-te, se não cumprires um prazo, poderás pôr fim ao teu sonho de estudar no Reino Unido. É essencial que sejas organizado.

  • Pede ajuda

É sempre boa ideia pedir a outra pessoa para rever a tua candidatura antes de a enviar. Pode ser um amigo, um irmão ou anterior tutor – pode ser qualquer pessoa com competências adequadas para rever a tua candidatura e fornecer feedback objetivo. Se não possuíres este tipo de rede de apoio, podes ir às redes sociais e contactar bolsistas (ou ex-bolsistas) das universidades às quais te estás a candidatar. Ficarás surpreendido quando descobrires quantos estão dispostos a ajudar!

IELTS para o Reino Unido

Para candidaturas a bolsas de estudos e universidades e solicitações de vistos, talvez precises de comprovar as tuas capacidades de inglês fazendo um teste de inglês seguro (SELT). O teste IELTS for UKVI Academic é ideal para quem precisa de formalizar a solicitação do visto para estudar no Reino Unido. Para além de ser confiado por instituições de ensino superior no Reino Unido, também é o teste de escolha das organizações do Reino Unido que concedem bolsas de estudo a estudantes internacionais.  

Quando agendares o IELTS para o UKVI com o British Council, receberás amplo apoio para te ajudar na preparação para o teu teste. Esse apoio inclui acesso gratuito ao GEL IELTS Prep, o nosso novo pacote de preparação para o IELTS para o UKVI.

Últimas considerações

Viver e estudar no Reino Unido é uma perspetiva empolgante que exigirá o investimento de uma quantia considerável de dinheiro da tua parte. Portanto, se estiveres indeciso, pense no quanto esta experiência transformadora melhorará a tua empregabilidade e te apresentará oportunidades únicas no futuro. Uma educação no reino unido é um excelente investimento, sobretudo quando tomas em consideração o facto de que os custos médios lá são inferiores aos de países como os EUA e a Austrália. 

Ganhar uma bolsa de estudos, com ou sem financiamento completo, deverá dar-te a confiança para embarcar nesta jornada que transformará a tua vida. Lembra-te, se não tentares, não saberás se serás bem-sucedido a obter o financiamento, por isso deves sempre tentar. Boa sorte!