O fascínio dos desenhos animados e vídeos para as crianças do Ensino Primário de hoje é que muitas vezes são interativos e incentivam os mais pequenos a mexer-se e a interagir com o programa. Isto é particularmente benéfico para a aprendizagem do inglês, tornando a visualização numa experiência duradoura que fará com que o inglês ouvido pelos seus filhos se fixe nas suas memórias.
Escolher uma nova série para ver em inglês e envolver a criança, pedindo-lhe que partilhe a sua opinião sobre qual é a melhor, pode ser uma ideia acertada. No entanto, é crucial escolher com cuidado, pois existem desenhos animados que apenas levam a uma visualização passiva. Se a criança entrar em 'modo automático de ver televisão', a aprendizagem será limitada. Super Simple TV oferece uma ampla gama de programas que fomentam a interação, estimulando os pequenos a adivinhar palavras a partir de imagens, a repetir frases e a refletir sobre o que estão a ver. Peppa Pig é outro programa predileto dos miúdos. Contém uma linguagem do dia-a-dia que o seu filho poderá reconhecer e utilizar depois de ver a sua personagem favorita em ação. O mesmo acontece com 'Learning Time with Timmy', uma série de vídeos do British Council e da Aardman, que certamente agradará aos mais novos, especialmente se forem fãs da Ovelha Choné.
Ver desenhos animados com o seu filho é fundamental. Porquê? Porque assim poderá identificar expressões típicas e incentivar a criança a repeti-las juntamente com as suas personagens favoritas. Cada personagem tem a sua expressão característica e cabe-lhe assegurar que o seu filho as aprenda e repita nas alturas certas do programa. A expressão típica do Superman é: 'Up, up and away!' ('Para cima e em frente!'), enquanto a do Homem-Aranha é ‘My spider-sense is tingling!’ ('O meu sentido aranha está a formigar!'). Esta última é perfeita para um jogo de cócegas e adaptável a outros contextos: ‘Estou com o ouvido atento, os meus sentidos super estão alerta!’. E que tal Buzz Lightyear com o seu famoso ‘To infinity and beyond!’ ('Para o infinito e mais além!') e o seu parceiro Woody com ‘There’s a snake in my boot!’ ('Tenho uma cobra na minha bota!') ou ‘Reach for the sky!’ ('Mãos ao alto!'). Estas expressões tornam-se quase parte da cultura e, se o seu filho estiver a ver desenhos animados e vídeos em inglês, estará a assimilar grandes blocos de linguagem. Certamente que os mais novos já adoram ‘Paw Patrol’, por isso esta é a oportunidade ideal para aproveitar todas aquelas frases úteis e aplicá-las no quotidiano deles. Existem muitas à escolha: a expressão do Ryder é ‘No job is too big, no pup is too small’ ('Nenhum trabalho é demasiado grande, nenhum cachorrinho é demasiado pequeno'). O Chase diz: ‘Ready for action!’ ('Pronto para ação!') e o Rocky: ‘Don’t lose it, reuse it!’ ('Não o desperdices, reutiliza-o!').
Além das expressões típicas, o seu filho também irá aprender a música do desenho animado ou a canção, que provavelmente está repleta de linguagem interessante!
Se os seus filhos forem um pouco mais crescidos, poderão gostar do Fireman Sam e podem até subscrever o seu canal no YouTube. Há muita ação nesses episódios e as imagens ajudam imenso a contar a história, facilitando a compreensão para quem está a começar a aprender inglês. Para uma primeira abordagem mais breve, existem vários vídeos excelentes para iniciar o seu filho no mundo dos vídeos e desenhos animados no site LearnEnglish Kids. Neste site, pode ficar descansado: não há conteúdo inapropriado e a visualização segura para crianças é uma prioridade. Além disso, os vídeos vêm acompanhados de fichas de trabalho e tarefas de correspondência de vocabulário, dando ao seu filho a oportunidade de verificar a sua compreensão e desenvolver o que viu nos desenhos animados, imprimindo uma atividade. Permitir que o seu filho decida o que ver e mais tarde o que imprimir dá-lhe um sentido de autonomia e independência que os incentivará a continuar as aprendizagens!
Crianças do Ensino Primário mais velhas certamente encontrarão vídeos interessantes no site LearnEnglish Teens e encorajá-las a seguir um youtuber do British Council só beneficiará o seu inglês. As opiniões que eles partilham são divertidas e cativantes para o espectador, tornando a experiência quase como uma conversa. Pode ter a certeza de que a linguagem é apropriada para a idade. De facto, os seus filhos provavelmente aprenderão expressões muito úteis que os farão soar fluentes num instante e, quem sabe, até se sintam motivados a gravar-se a falar em inglês sobre alguns dos mesmos tópicos.
Uma forma de introduzir os seus filhos ao vlogging em inglês é ver um caso de sucesso na área. Aqui está um exemplo do Kid President, que cria vídeos curtos sobre temas que lhe interessam. Não é necessário que os seus filhos publiquem os seus vlogs, mas é divertido incentivá-los a gravar-se a falar sobre a sua lista de '10 coisas para dizer mais vezes' para mostrar à família e amigos. Mesmo que não estejam interessados em gravar-se, podem concentrar-se no que compreendem e conversar consigo sobre a sua opinião do Kid President.
Fingir ser um apresentador de TV ou de notícias é outra forma divertida de os seus filhos praticarem o inglês que já conhecem e desenvolverem mais. Assim, se está à procura de conteúdo mais factual e de inspiração para futuros apresentadores de televisão, pode impulsionar o inglês do seu filho incentivando-o a ver Newsround, um site de notícias especial apenas para crianças mais novas. Usando esta fonte de confiança, pode estar seguro de que o conteúdo é apropriado para a idade e não há risco de exposição a nada impróprio.
O importante é criar o hábito de assistir a conteúdo em inglês, seja para entretenimento ou para se informar. Ajudar o seu filho a escolher um programa ou desenho animado pode levar algum tempo, mas ser consistente e reservar um tempo todos os dias para ver programas em inglês é extremamente valioso para o desenvolvimento do inglês e das competências de vida do seu filho.