A aprendizagem começa em casa!
Ensinar inglês a crianças pequenas em casa pode proporcionar pequenas etapas de aprendizagem regulares. Isso ajuda a familiarizá-las com a língua inglesa ou a complementar as aulas que já possam estar a frequentar. Alguns pais receiam que os seus próprios conhecimentos de inglês não sejam perfeitos. Na minha experiência, o seu envolvimento e entusiasmo são os primeiros e mais importantes passos para despertar o interesse do seu filho em aprender inglês! Aqui estão algumas dicas e ideias para o ajudar ao longo do caminho.
Rotina
O estabelecimento de uma rotina ou horário definido para o inglês em casa pode ajudar a torná-lo um hábito regular. Praticar as mesmas frases ou canções em inglês ajudá-lo-ão a estabelecer esta rotina e indicar à criança que a Hora do Inglês começou. Manter sessões curtas (não mais de 15 minutos para os alunos mais jovens), variadas e divertidas ajudará a manter a atenção e o interesse do seu filho pelo inglês.
Devagar se vai ao longe! Utilizar o inglês regularmente durante o dia, num horário em que a criança esteja pronta ou disponível, pode ajudar a tornar a aprendizagem mais variada. Talvez possa tentar introduzir uma história em inglês à hora do seu filho se ir deitar, ou até cantarem juntos uma canção na hora do banho. Se precisa de mais inspiração, que tal dar uma vista de olhos no «Cantinho do Inglês» da família Sanghera?
Histórias
Ler histórias com elementos visuais claros e coloridos é uma excelente forma de introduzir e explorar o inglês, enquanto desfrutam de um momento acolhedor e de história partilhada!
As crianças gostam de ouvir histórias que lhes são familiares, por isso, revisitar histórias repetidamente não só garantirá ouvintes felizes, mas também é uma forma fantástica de rever o vocabulário e a estrutura das frases num ambiente familiar e agradável. Comece com uma abordagem interativa e encoraje o seu filho, fazendo perguntas simples sobre as imagens. Por exemplo: «Where’s the blue dog?» (Onde está o cão azul?). Através do uso da repetição, as crianças tornar-se-ão gradualmente confortáveis o suficiente para se juntarem oralmente às partes da história que reconhecem.
Além de estimularem a imaginação, o ato de ler ou ouvir histórias permite que as crianças pequenas desenvolvam capacidades vitais de audição à medida que ouvem as formas gramaticais em inglês e uma nova língua.
Canções e Rimas
Cantar canções e rimas para e com o seu filho é uma forma simples e agradável de produzir fragmentos repetidos da língua inglesa de uma forma natural e espontânea. Além de serem muito divertidas, as canções e rimas infantis cantadas proporcionam às crianças uma prática específica de padrões de tonicidade, ritmo e entoação em inglês.
Depois de ouvirem algumas vezes, as crianças começam naturalmente a cantarolar/cantar. Utilizar um apoio visual, tal como um vídeo animado ou um fantoche, pode ajudar ainda mais a sua compreensão.
Que tal tentar cantar a canção «Hickory Dickory Dock» com o seu filho e usar um ratinho ou ursinho de peluche para o ajudar a recordar as palavras?
Tecnologia
As aplicações de dispositivos móveis são uma abordagem envolvente, imersiva e interativa para aprendizes de qualquer idade e podem ser facilmente utilizadas para complementar as competências de aprendizagem de línguas. Seja num telemóvel ou tablet, os jovens aprendizes podem aceder a atividades para praticar vocabulário, contagem e fonética, assim como acompanhar histórias e jogos interativos. A ligação das atividades aos temas e interesses de aprendizagem do seu filho irá aumentar o envolvimento e o entusiasmo pela aprendizagem.
Para praticar e revisitar números, cores, formas, alimentos, animais, objetos de sala de aula, brinquedos e muito mais, que tal explorar a aplicação «LearningEnglish Kids Playtime»?
Ver e ouvir em inglês pequenos clips simples dos desenhos animados e programas favoritos do seu filho é uma forma fácil de expor os jovens aprendizes a um ambiente de língua inglesa em casa. Isto permite às crianças ouvir a pronúncia de palavras e frases novas e familiares, tudo na forma de um desenho animado familiar.
Para aceder a diversos programas televisivos populares em inglês, explore serviços de streaming ou canais de televisão online da sua localidade.
Jogos e Cartões Didáticos
Os jogos ajudam a manter uma aprendizagem animada, divertida e envolvente. Os Cartões Didáticos podem ser utilizados em diversos jogos, como Memory, Snap e o Jogo de Kim. Os Cartões Didáticos podem ser facilmente criados caso se sinta criativo. Pode descarregar Cartões Didáticos já prontos em Learn English Kids.
Veja a família Elliot a jogar o «Jogo da Memória» e a utilizar cartões didáticos. Veja também a enorme variedade de jogos interativos no sítio web Learn English Kids.
Vocabulário e Frases
Ao ensinar inglês em casa aos seus filhos, tente concentrar-se nos temas que lhes interessam e nas frases e no vocabulário que lhes são familiares na primeira língua que aprendem na creche ou na escola.
Como ponto de partida para o vocabulário, que tal usar alguns dos seguintes itens?
- Comida e bebida
- Brinquedos
- Números de 1 a 10, de 10 a 20 etc.
- Cores
- Roupa
- Animais (animais da quinta, animais selvagens, animais de estimação)
- Formas
- Adjetivos simples: emoções, temperaturas, tamanho etc.
É importante lembrar que crianças diferentes têm interesses diferentes, use isto a seu favor! Poderá perceber que o seu filho tem interesse em aprender palavras em inglês relacionadas com o Batman ou Lego - eles divertem-se e aprendem muito inglês no processo!
Comunique com o professor do seu filho
Se o seu filho estiver a frequentar aulas de língua inglesa, tente falar regularmente com o professor da turma sobre o conteúdo do curso. O professor pode fornecer-lhe uma visão geral de tópicos, canções, histórias e vocabulário abordados nas aulas do seu filho que, quando praticados em casa, são a combinação perfeita para consolidar a aprendizagem dos miúdos.
O British Council oferece cursos para os pequenos aprendizes, tanto para crianças dos primeiros anos como para crianças do nível primário.
Pouco a pouco...
Incluir a aprendizagem da língua inglesa na sua rotina semanal pode torná-la mais fácil de gerir e um hábito com mais chances de perdurar. Garantir que a Hora do Inglês seja divertida e descontraída fará dela um momento animado e agradável de partilhar tanto para si como para o seu filho.