O cérebro das crianças é muito ativo
Cada criança é única, mas partilha com as restantes a sua curiosidade e capacidade inatas para aprender.
Os seres humanos possuem um cérebro dinâmico e constantemente ativo e os primeiros meses de vida correspondem, de facto, ao período em que o cérebro mais trabalha. Um estudo da professora Julie Fisher comprova que os bebés começam a entender um idioma duas vezes mais rápido do que a falá-lo.
Para a Dra. Patricia Kuhl, o que acontece dentro do cérebro de um bebé é de uma complexidade impressionante: "Na verdade, aos três anos, o cérebro de uma criança está duas vezes mais ativo do que o de um adulto". Kuhl garante que os bebés e as crianças são verdadeiros génios no que diz respeito à aquisição de um segundo idioma. "Os bebés", afirma, "conseguem distinguir os sons de todas as línguas, o que é extraordinário, já que os adultos não têm essa capacidade. Os adultos são ouvintes condicionados pela sua própria cultura: conseguem distinguir os sons da sua própria língua, mas não os das restantes".
Ao colocar as crianças em contacto com outros idiomas numa tenra idade, proporcionamos-lhes a oportunidade de aproveitarem os seus dons naturais para ouvirem e distinguirem os sons dessas línguas e compreenderem o sentido daquilo que ouvem.
As crianças fazem com que aprender idiomas pareça simples
As crianças comunicam com o objetivo de obter algo em troca, e fazem-no, felizmente, inconscientes da intensa aprendizagem que ocorre nesse momento. Captam toda a informação que recebem através dos seus sentidos, estabelecendo relações entre o que ouvem, observam, cheiram, saboreiam e tocam
Se o seu filho brincar com carrinhos em inglês, aprenderá as cores, formas, tamanhos, texturas, fricção, direção e movimento ("forwards", "backwards", "sideways" ["para a frente", "para trás", "de lado"]); aumentará o seu vocabulário (ao ouvir novas palavras e ao designar e descrever); desenvolverá as suas capacidades sociais (através de interações e partilhas); aprenderá a pedir aquilo que quer (de forma verbal ou não verbal); a categorizar os objetos ("Let’s put all the blue cars in this box" ["Vamos colocar todos os carrinhos azuis nesta caixa"]) e a criar uma sequência temporal ("What comes next?" ["O que vai acontecer a seguir?"])
As possibilidades são infinitas. Desde que tenham à sua disposição as condições adequadas, a sua aprendizagem e desenvolvimento ocorrerão de uma forma natural e integrada.
O ambiente emocional das crianças é importante para a sua aprendizagem
Durante os primeiros anos de vida, o ambiente emocional das crianças é tão importante quanto o ambiente físico. Os mais pequenos aprendem quando sentem que lhes estão a dar atenção e quando se sentem valorizados, felizes e seguros, e isto é fundamental para qualquer aprendizagem durante esta etapa, incluindo a aquisição de outro idioma.
Necessitam de um ambiente de carinho, estimulador e enriquecedor, com recursos adequados à sua idade e um equilíbrio entre as atividades orientadas pelos adultos e as realizadas com outras crianças. As primeiras, que podem incluir contos, canções, rimas, jogos, artes manuais e atividades de dança e movimento, proporcionam à criança um contacto com o idioma.
Por outro lado, as interações que ocorrem, principalmente durante as atividades controladas pelas crianças, podem reforçar e ampliar o desenvolvimento da linguagem infantil, ao favorecerem uma comunicação contextualizada, autêntica e significativa. Quando estão perante as condições adequadas, as crianças aprendem ainda mais.
Porque é que as crianças mais pequenas se divertem a aprender um novo idioma?
Aprender um novo idioma desde cedo faz com que a aprendizagem seja aproveitada ao máximo, porque as crianças não têm receio de errar.
Os mais pequenos são atraídos pela magia de rimas e canções. Gostam de imitar a pronúncia de palavras novas e estranhas e brincam com palavras que rimam através da repetição, até chegam mesmo a inventar as suas próprias palavras. Ao fazer isto trabalham com o ritmo, a acentuação, a entoação e a pronúncia das palavras.
Já os alunos mais crescidos acabam por perder o fascínio por palavras e sons e inibem-se de brincar com os idiomas da mesma maneira.
Familiarizar-se com os sons do inglês desde cedo tem muitos benefícios. Um estudo realizado pelo Center for Early Literacy Learning (CELL) indica que existe uma relação entre as habilidades das crianças pequenas em cantar canções infantis e a maneira como elas brincam com sons e praticam habilidades de leitura precoce.
As crianças pequenas têm menos receio de cometer erros?
A tentativa e erro é uma parte valiosa do processo de aprendizagem. Em termos de desenvolvimento da linguagem, na procura de entender o que ouvem ao seu redor, as crianças cometem erros. Reconhecemos que frases como “Mummy, I digged in the garden” (em vez de “Mummy, I dug in the garden”) e “'I have two foots” (em vez de “I have two feet”) são frases erradas, porque já dominamos verbos e substantivos irregulares. Mas estas frases são bons exemplos de como as crianças empregam o vocabulário e os tempos verbais que já sabem, sem qualquer medo.
O progresso das crianças não é sufocado pelo medo de errar, o que às vezes acontece com os adultos, crianças muito pequenas estão simplesmente a trabalhar no sentido de acertar.
Como podemos estabelecer as bases para o sucesso?
Os benefícios a longo prazo de aprender outro idioma vão além da capacidade de se comunicar com os outros. A professora Tina Bruce, especialista na área da infância, ressalta que "crianças que falam três idiomas com origens totalmente diferentes têm uma variedade de sons e capacidade de entendimento que expandem a mente em todos os sentidos".
Estudos sugerem que as crianças que aprendem um idioma adicional tendem a ter uma melhor pontuação em testes padronizados porque a aprendizagem de idiomas desenvolve habilidades de escuta, observação, resolução de problemas e pensamento crítico.
São capacidades transferíveis que lhes serão úteis ao longo das suas vidas, tanto a nível pessoal como profissional. Se fomentarmos o interesse das crianças pelos idiomas desde pequenas, estaremos a proporcionar-lhes uma excelente preparação para a escola e a vida.
08