Os jogos são fantásticos para aprender um idioma: está comprovado que progredimos mais rapidamente quando estamos contentes e descontraídos.
É particularmente importante que as crianças do ensino primário aprendam enquanto se divertem, já que não têm outras motivações externas, como o trabalho, que as incentivem a continuar. Além disso, se ensinarmos jogos ou atividades novas em inglês aos nossos filhos, estes habituar-se-ão a processar instruções detalhadas nesta língua.
Ninguém melhor do que os pais para saberem aquilo que os filhos mais gostam. Gostam de jogos rápidos ou de outros mais calmos e metódicos? É provável que isto varie de dia para dia. Na internet pode encontrar diversos tipos de jogos diferentes, e certamente irá encontrar bastantes que fizeram parte da sua infância.
De seguida, vou apresentar-lhe uma seleção daqueles que mais gosto de utilizar nas minhas aulas. Destinam-se a estudantes do ensino primário, mas alguns também são bastante interessantes para crianças mais novas.
Jogos de cartas ou com cartões
LearnEnglish Kids conta com uma grande variedade de cartões de aprendizagem ou flashcards para imprimir e utilizar em diversos jogos. Pode imprimi-los a cores, ou então a preto e branco, se preferir que seja o seu filho a pintá-los, para que sejam ainda mais especiais. Enquanto jogam, nomeiem em voz alta os objetos ou ações que aparecem nos cartões, com o objetivo de enriquecer o vocabulário e fomentar a concentração.
Snap! – (parecido com a Batalha). Distribuam o mesmo número de cartas a cada jogador, que as colocará num monte, sem olhar para elas. À vez, cada um vai colocando uma carta no centro, virada para cima. Quando uma carta é colocada em cima de outra com a qual forma par (porque têm a mesma imagem ou porque se trata de uma palavra e uma imagem da mesma coisa), o primeiro jogador a gritar "Snap!" fica com todas as cartas que tiverem sido amontoadas até ao momento, adicionando-as às suas. O jogo continua até que um dos jogadores consiga ficar com todas as cartas.
The Memory Game / Pelmanism (jogo de pares). – Este jogo é mais sério e menos barulhento do que o Snap. Coloquem todas as cartas em cima da mesa, viradas para baixo e ligeiramente afastadas umas das outras. Os jogadores, à vez, vão levantando cartas de duas em duas: se aquelas que um jogador levantar formarem um par, este fica com elas e também tem direito a jogar de novo. Ganha o jogador que tiver reunido o maior número de pares no final do jogo.
Jogos com lápis e papel
Stop the Bus (parecido com o Scattergories®) – Este jogo é sempre muito bem recebido nas aulas de inglês. Escolham cinco categorias, como feelings, sports, adjectives, vegetables, fruits (sentimentos, desportos, adjetivos, legumes, frutas). Depois, selecionem uma letra à sorte (tirando-a de um saco ou através de um sistema automático de seleção na internet ).
Os jogadores devem pensar e escrever rapidamente uma coisa que comece por essa letra em cada categoria. O primeiro a consegui-las todas grita: “Stop the bus!” (literalmente, "Parem o autocarro!"), e nesse momento, os restantes devem parar de escrever. Só se atribuem pontos às palavras que não forem escolhidas por mais nenhum jogador, pelo que, com este jogo, as crianças aprendem a pensar em palavras que vão além das mais óbvias. Quem chegar primeiro aos dez pontos ganha.
Famous People (Quem sou eu?®) – Para este jogo, é habitual utilizarem-se nomes de pessoas famosas, mas é possível adaptá-lo a qualquer categoria (livros, animais, países...). Cada jogador escreve num papel o nome de, por exemplo, uma pessoa famosa, e cola-o na testa do jogador à sua direita. À vez, cada jogador coloca uma pergunta aos restantes cuja resposta seja “Sim / Não”, com o objetivo de averiguar o nome da pessoa ou coisa que se encontra na sua testa. O primeiro a adivinhar é o vencedor.
Jogos para quando estão fora de casa
Estão a viajar de carro ou numa fila interminável no supermercado? Aqui ficam várias propostas para jogarem em qualquer lugar, sem necessidade de material e com as quais é possível praticar inglês e passar o tempo.
The Minister’s Cat (O gato do ministro) – Este jogo de sociedade remonta à época vitoriana, e é uma excelente forma de rever os adjetivos e praticar o ritmo acentual (stress-timed) do inglês. Os jogadores batem palmas marcando "1, 2, 3, 4", todos no mesmo ritmo (se vão de carro, o condutor não precisa de bater palmas).
O primeiro jogador diz, seguindo o ritmo das palmas: “The minister’s cat is a (fat) cat” (O gato do ministro é um gato (gordo)”), com este adjetivo ou com outro qualquer. Depois, o segundo jogador deve pensar noutro adjetivo que comece com a última letra do adjetivo anterior: por exemplo, “The minister’s cat is a (terrible) cat”. O jogo continua até que alguém não consiga pensar num adjetivo a tempo. Quantas frases serão capazes de encadear?
I Spy – A versão inglesa deste jogo de adivinha começa assim: “I spy, with my little eye, something beginning with…” (“Estou a ver com os meus olhinhos algo que começa por…”), seguindo-se a primeira letra do objeto misterioso. Se quiserem praticar perguntas de resposta “Sim / Não”, podem experimentar a versão que eu jogava quando era pequena, na qual eram permitidas até dez perguntas, do género “Is it outside the car?” (Está fora do carro?), “Is it bigger than a football?” (“É maior do que uma bola de futebol?”). Outra variante é dizer a cor em vez da letra inicial.
I went shopping and I got… (Fui ao supermercado e comprei…) – Neste jogo de memória, os participantes vão acrescentando as coisas que compraram numa ida imaginária ao supermercado. Por exemplo, o primeiro jogador diz: “I went shopping and I got a pineapple” (“Fui ao supermercado e comprei um ananás”); o segundo, “I went shopping and I got a pineapple and some tea” (“Fui ao supermercado e comprei um ananás e um pouco de chá”), e assim sucessivamente. Se um jogador se esquecer de algo ou demorar demasiado tempo a pensar, fica eliminado. O jogo continua até que reste apenas um jogador.
Algumas famílias têm uma regra adicional que estipula que os objetos comprados devem estar por ordem alfabética: por exemplo, “apples, bread, carrots…” (“maças, pão, cenouras…”). Esta versão vai enriquecer ainda mais o vocabulário do seu filho, mas requer menos memorização e torna muito mais difícil eliminar jogadores!
Simon says (O Simon diz) – Um jogador, o “Simon”, realiza ações e diz aos outros para o imitarem: por exemplo, “Simon says touch your toes” (“O Simon diz: "Toca na ponta dos pés"), mas os restantes só devem seguir o que foi dito quando oiçam as palavras “Simon says…”. Se alguém obedecer quando lhe disserem simplesmente “Toca na ponta dos pés”, é eliminado. Uma variante bastante útil, caso pretendam ensinar boas maneiras é: “Touch your toes, please” (“Toca na ponta dos pés, por favor”).
Para terminar
Existem imensos jogos na página CBeebies da BBC e na página Learn English Kids, que incluem aplicações e concursos. Na página LearnEnglish Kids também encontrará sugestões interessantes, como estes dez conselhos para motivar o seu filho. Também podem experimentar novas atividades, como cozinhar, com estas receitas fáceis em inglês para crianças. Quantas mais áreas explorar, mais ideias surgirão, tanto a si, como ao seu filho.
Tente fazer sessões curtas (dez minutos já são suficientes), dependendo do nível de concentração do seu filho, e não tenha medo de deixar de lado as atividades que não estão a funcionar bem (os professores fazem-no constantemente). Pense em várias ideias diferentes, para passar de uma para outra caso necessite. Elogie-o muito, diga-lhe que está a fazer um bom trabalho, e prepare-se para ser surpreendido pela sua capacidade de aprender.
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