As crianças começam a sua jornada de escrita muito antes de escreverem a sua primeira letra ou palavra. Como pais, ter um conhecimento básico de como as crianças aprendem a escrever pode significar a diferença entre encorajar ou frustrar os esforços do seu filho, e ainda mais se estiverem a aprender inglês.
Capturar e representar experiências e ideias
Quando escrevemos, estamos a tornar o nosso pensamento visível, mas escrever é apenas uma das muitas formas de o fazer, e é importante valorizar as diferentes maneiras como as crianças capturam o mundo à sua volta e se expressam. As crianças podem tornar o seu pensamento visível temporariamente através de coisas como brincadeira de faz-de-conta, dançar e fazer música, ou de formas mais permanentes, como pinturas, desenhos e esculturas de plasticina. Quando crianças muito pequenas começam a representar as suas experiências e ideias desta forma, estão a desenvolver o pensamento abstrato, que é a capacidade de pensar em coisas que não estão presentes.
Do concreto para o abstrato
A linguagem faz parte do continuum de usar o pensamento abstrato para capturar e representar experiências e ideias. Por exemplo, quando vemos uma coisa fofa com quatro patas sentada numa cerca, sabemos que isso é um gato, porque aprendemos que a palavra ‘gato’ representa essa coisa fofa particular com quatro patas. Esta capacidade de pensar de maneira abstrata permite-nos comunicar algo mesmo que não tenhamos a coisa real à nossa frente. Podemos falar sobre o gato quando ele já não está lá, escrever sobre o que o gato fez na semana passada, ler um cartaz sobre um gato perdido ou ouvir o nosso vizinho falar sobre o que o gato fez no seu jardim.
Quando uma criança pequena vê a mesma coisa fofa sentada na cerca, também pode representá-la de diferentes maneiras, por exemplo, com plasticina, fingindo ser um gato, dançando como um gato ou desenhando um gato. Os desenhos ou esculturas de crianças muito pequenas podem não parecer nada com o gato que viram de manhã, mas o importante é que sabem o que é, e que estão a tentar representá-lo. Se a criança conhece a palavra para essa coisa fofa, pode dizer (ou tentar dizer) ‘gato’, e crianças que aprendem duas línguas podem ter duas palavras para a coisa fofa, por exemplo, ‘gato’ e ‘cat’. No fim, a plasticina, a dança, o desenho e as palavras em espanhol e inglês são uma e a mesma coisa – usando o pensamento abstrato para representar algo concreto.
Transformar o pensamento abstrato em escrita
A escrita leva o pensamento abstrato mais longe. Quando as crianças aprendem a escrever, usam letras para representar sons que ouvem na sua cabeça. Deste modo, para que a escrita em inglês tenha sentido, as crianças precisam de uma base forte de linguagem oral, pois precisam de saber os sons das palavras antes de as escreverem. O processo de pensamento para a representação abstrata segue os seguintes passos:
- Passo 1: temos a experiência concreta da coisa fofa na cerca
- Passo 2: representamos a coisa fofa de diversas maneiras (dança, desenho, escultura, mímica, pintura, etc.)
- Passo 3: aprendemos que esta coisa fofa também se pode representar por uma palavra, com o som /kæt/ (‘cat’ - ‘gato’)
- Passo 4: percebemos que as letras c-a-t representam os sons da palavra /kæt/
Tal como pode ver, a escrita é o último passo, pois requer um pensamento abstrato mais complexo, dado que é algo mais distante da experiência concreta. É por isso que precisamos de nos certificar, especialmente no caso de crianças mais jovens, de que os passos 2 e 3 não são descartados numa fuga para a frente, com vista à mera escrita de palavras ditadas. Estes passos são essenciais porque respeitam a maneira de pensar das crianças: concreto -> abstrato -> ainda mais abstrato.
O que significa tudo isto para o meu filho?
Conhecendo o processo de aprendizagem da escrita, podemos, enquanto pais, alinhar as expectativas com as aptidões e o nível de desenvolvimento da nossa criança. Se o seu filho for muito jovem, e ainda está a desenvolver o pensamento abstrato e as capacidades motores necessárias para controlar um lápis, não faz sentido pedir-lhes que copiem e escrevam as nossas letras para os ‘ensinar’ a escrever, muito menos se ainda nem tiverem mostrado qualquer interesse nisso ou se tiverem começado a aprender inglês muito recentemente. Muitas vezes, cometemos o erro de achar que se os nossos filhos não estão a escrever, então não estão a desenvolver a literacia nem a aprender inglês. Não se preocupe se o seu filho ainda não começou a escrever em inglês na escola. Estão a fazer várias coisas com vista a desenvolver apropriadamente as bases para uma produção escrita com sucesso no longo prazo.
Conselhos para desenvolver a literacia
Quando as crianças pequenas adquirem a sua língua nativa (lengua materna), precisam de tempo para absorver tudo, e isso também acontece quando aprendem outra língua. A literacia inicial (lecto-escritura) é desenvolvida ao estar imiscuído num ambiente rico em canções, rimas e contos. Através da exposição constante à língua, as crianças vão dar uso à nova língua para representar coisas de forma oral e, mais tarde, escrita, caso lhes seja dada uma boa razão para comunicar. Aqui estão algumas recomendações para dar ao seu filho um começo sólido para a literacia inicial:
- Leiam várias histórias juntos. As histórias infantis estão repletas de uma linguagem rica e apropriada às idades, e de muitas palavras rimadas.
- Cantem músicas e rimas juntos. Outra forma de envolver o seu filho na língua inglesa é através de canções e rimas. O site LearnEnglish Kids do British Council tem várias músicas para ajudá-lo a começar.
- Dancem juntos no quarto. Pode estar a perguntar-se o que é que isto tem a ver com a escrita, mas, acredite ou não, as principais aptidões motoras que as crianças desenvolvem através da dança incluem coordenação, controlo da postura e consciencialização da posição e do movimento do corpo, tais como esquerda, direita, cima, baixo, movimentos circulares, o que abre caminho ao pensamento espacial necessário para escrever numa linha reta da esquerda para a direita, e todos os movimentos do lápis de que precisam para formar letras. Uma boa postura também garante que o seu filho é capaz de se sentar confortavelmente na secretária quando chegar a altura certa.
- Dê ao seu filho muito tempo para brincar. As crianças desenvolvem o pensamento abstrato enquanto brincam, que, tal como vimos, é um passo importante na aprendizagem de língua.
- Façam trabalhos manuais juntos. Esta é outra maneira útil de desenvolver futuras capacidades de escrita, pois as crianças desenvolvem não só o pensamento abstrato ao representar ideais e experiências através de trabalhos manuais, mas também as suas capacidades motoras enquanto recortam, colam, desenham, manipulam materiais (plasticina, por exemplo) e seguram em ferramentas. Tudo isto será útil para controlar bem um lápis enquanto se escrevem letras e palavras.
- Mostre ao seu filho que escrever e ler tem um significado e um propósito no dia-a-dia. Façam uma lista de compras em inglês. Não se preocupe se o seu filho ainda não for capaz de escrever, ele pode ditar os itens enquanto o pai escreve. Ao fazer isto, está a exemplificar a escrita, e o seu filho pode ver que apontar as coisas por escrito e lê-las tem uma utilidade, especialmente quando veem a sua guloseima favorita a ir da lista para o carrinho de compras!
- Soletre palavras simples com ajuda de uma bola. Atirem e apanhem à vez uma bola, soletrando cada letra ou sílaba de uma palavra à medida que a têm na mão: d-o-g, p-i-g, d-u-ck, e-gg, b-a-t, b-e-d, c-u-p, b-oo-k, etc. Se não tiver certezas acerca de todos os sons da língua inglesa (há uma grande quantidade), pode instalar esta aplicação da tabela fonética de forma gratuita a partir do site Learn English do British Council.
- Torne a escrita de letras e palavras divertida. À vez, desenhem letras nas vossas costas e tentem adivinhá-la. Faça linhas e desenhe letras e palavras na areia quando estiverem na praia, durante o banho desenhe palavras com a espuma na parede, use o creme de barbear para ziguezaguear linhas e letras. Deixe que o seu filho faça desenhos, linhas, letras e palavras em janelas embaciadas, na plasticina, com a massa ou arroz, etc.
O caminho de aprendizagem da escrita do seu filho é longo, mas não se sinta tentado a apressá-lo. Aproveite o tempo, é uma jornada fascinante, e há muito para aprender ao longo do caminho.