7 passos para preparar uma entrevista de trabalho em inglês
A maioria de nós não gosta de falar das suas qualidades maravilhosas. Também não somos arrebatados pela emoção quando somos obrigados a ser honestos enquanto respondemos a alguma pergunta sobre a nossa principal fraqueza. As entrevistas de trabalho, mesmo as mais simples, implicam um desafio, ainda maior quando ocorrem num idioma estrangeiro. Este artigo apresenta alguns pontos que é importante ter em conta durante a preparação para uma entrevista de trabalho em inglês.
Passo 1: informe-se sobre a empresa e sobre o inglês que esta utiliza
Como pode confirmar-lhe qualquer entrevistador, uma das coisas que mais chamam de imediato à atenção é se o candidato se informou sobre a empresa. Isto é ainda mais importante sempre que a entrevista se realiza noutro idioma, já que lhe permite conhecer o tipo de vocabulário que terá de entender, e talvez utilizar, nesses momentos.
Cada empresa fala a sua própria "gíria", e prefere utilizar determinadas palavras e expressões em detrimento de outras. Aquilo que os entrevistadores de uma empresa designam key behaviours pode transformar-se em algo como professional attitudes noutra; uma empresa tecnológica emergente referir-se-á aos seus clientes como users, enquanto outra os designará customers.
Com uma leitura na diagonal das partes mais significativas da página web da empresa (e, claro, da própria oferta de trabalho) conseguirá descobrir as expressões em inglês preferidas por essa organização, e, desta forma, irá surpreender os seus entrevistadores quando conseguir entendê-los perfeitamente depois de utilizarem um obscuro acrónimo impossível de decifrar.
Passo 2: pense em como poderá explicar os seus exemplos em inglês
Os entrevistadores adoram as histórias pessoais. Quando lhe fazem uma pergunta do género de "Do you consider yourself a team player?" ("Considera que trabalha bem em equipa?"), não querem ouvir uma resposta imprecisa sobre a forma como se dá bem com toda a gente, mas sim um exemplo de algum momento concreto no qual tenha conseguido algo ao trabalhar em equipa. Poderá ser muito útil se, antes da entrevista, pensar nas "histórias" que gostaria de contar e dedicar algum tempo a procurar o vocabulário em inglês de que necessite.
Evidentemente, é impossível prever exatamente aquilo que lhe vão perguntar, mas pelo menos pode considerar os momentos do seu percurso profissional que gostaria de mencionar. Opte por aqueles que transmitam uma imagem positiva de si e que sejam relevantes para o posto ao qual se candidata.
Chegue à entrevista com 5-8 exemplos claramente definidos e, para cada pergunta que lhe permita ilustrar a resposta com uma história pessoal, escolha a mais adequada e conte-a de forma impecável com o inglês que tenha preparado para ela.
Passo 3: não se perca
Devido ao stress de uma entrevista, é fácil perder o fio à meada. E, principalmente, quando se realiza em inglês é mais importante do que nunca ouvir com atenção as perguntas e oferecer respostas concisas e relevantes; por exemplo, são várias as páginas web de recursos humanos que recomendam utilizar o método STAR pela sua utilidade ao estruturar as respostas.
Ao praticar entrevistas durante as aulas com os meus alunos, comprovei que esta fórmula costuma funcionar muito bem, já que lhes permite falar de conceitos complexos através de exemplos concretos muito mais simples de explicar. Também os ajuda a concluir, evitando o problema frequente de deixar o interlocutor à espera que terminem a resposta.
Passo 4: pratique respostas às perguntas típicas das entrevistas
Por muito avassaladora que possa ser uma entrevista de trabalho, também não é o fim do mundo, não se trata de um apocalipse. Muitos dos temas são previsíveis, o que quer dizer que pode preparar-se para responder às perguntas mais típicas que se colocam nas entrevistas de trabalho em inglês . Claro que os entrevistadores também lhe farão outras perguntas, mas, de certeza que não quererá chorar sobre o leite derramado por ter ficado em branco numa das básicas.
Pratique respostas simples às perguntas mais evidentes, idealmente utilizando exemplos e, melhor ainda, aplique o método STAR que lhe recomendamos no passo anterior. Este vídeo do British Council pode dar-lhe algumas ideias . E não se limite a praticar as respostas na sua cabeça: diga-as em voz alta.
Já verifiquei várias vezes que os alunos não se dão conta de que lhes falta alguma palavra ou expressão essencial sobre um dado tema até que começam a falar sobre ele. Se pode treinar as suas respostas com um amigo que possa ouvi-lo, ótimo. Caso contrário, pode formulá-las em voz alta em casa, talvez até possa gravar-se com o telemóvel para ouvir-se depois e rever a estrutura das frases e a pronúncia.
Passo 5: prepare umas notas
Como complemento aos passos anteriores, pode ser interessante escrever algumas ideias em papel. São muitas as empresas que, não só lhe permitem consultar as suas notas, como também o incentivam a fazê-lo.
Há pouco tempo, um entrevistador comentou comigo que se um candidato comparece na entrevista com umas notas é bom sinal, pois demonstra que tem interesse e que se esforçou para tentar conseguir esse posto. Dar uma olhadela rápida a um esquema simples que tenha preparado é ainda mais compreensível quando está a falar num idioma diferente da sua língua materna. Claro que em entrevistas muito formais pode não ser conveniente, mas em termos gerais, porque não? Que entrevistador se iria opor ao facto de utilizar umas notas com o objetivo de realizar a melhor entrevista possível com o seu melhor inglês?
Passo 6: pense em expressões úteis
Com uma pesquisa rápida no Google encontrará várias expressões úteis em inglês para entrevistas de trabalho. Terá de decidir quais são as que se adequam mais ao seu caso em concreto; para estimular a sua imaginação, apresento-lhe de seguida cinco palavras ou expressões que pessoalmente considero que impressionariam o entrevistador:
Talk somebody through something: este phrasal verb quer dizer simplesmente "explicar os detalhes de algo". Os entrevistadores utilizam-no muito ―por exemplo, "Can you talk us through your Sales experience?" ("Poderia explicar-nos detalhadamente a sua experiência no Departamento de Vendas?")―, mas também pode soar bem numa resposta:
Entrevistador: Tell us about a time when you provided good customer service ("Dê-nos um exemplo de um momento em concreto no qual tenha proporcionado um bom serviço ao cliente").
Entrevistado: Ok. I’m going to talk you through an experience that I had when I had just started working as a Project Manager… ("Sim, claro. Vou contar-lhes uma experiência que tive mal comecei a trabalhar como Gestor de Projetos…").
Liaise with: esta expressão implica trabalhar em colaboração com várias pessoas ou grupos ou servir de elo de ligação entre eles. É um excelente verbo para destacar as suas vastas capacidades de comunicação:
"When I was working in the billing department I needed to liaise with the Finance team and our many suppliers" ("Quando trabalhava no Departamento de Faturação tinha que atuar como elo de ligação entre a equipa financeira e os nossos diversos fornecedores").
Background: sem dúvida, esta é a palavra mais apropriada para referir o seu percurso profissional ou, inclusivamente, a sua formação académica. Costuma aparecer como parte da expressão "have a background in…":
"As you can see from my CV, I have a background in Social Work and I’ve been able to transfer a lot of those skills to the Human Resources sector" ("Como pode comprovar pelo meu CV, estudei Assistência Social, e tive a oportunidade de aplicar muitos destes conhecimentos no setor dos Recursos Humanos").
Savvy: este adjetivo indica que possui informação a nível especializado numa determinada área e que é capaz de utilizá-la de maneira prática. Habitualmente coloca-se depois de um substantivo ou de um advérbio:
"When I started working in Accounts, I realised that I needed to be really tech-savvy so I did a short course in spreadsheet development" ("Quando comecei a trabalhar em Contabilidade, apercebi-me de que necessitava de uns conhecimentos técnicos profundos, pelo que optei por fazer um curso sobre desenvolvimento de folhas de cálculo").
"I think a big part of working in Marketing is to be financially-savvy so that you can make the most out of your budget" ("Considero que uma grande parte do trabalho de marketing consiste em dominar os aspetos financeiros, para que possa tirar o máximo partido do seu orçamento").
A good fit: como imaginará, esta expressão significa, simplesmente, que seria o candidato idóneo para o posto:
Entrevistador: Why should we hire you? ("Porque é que deveríamos contratá-lo?").
Entrevistado: Well, I think the combination of my personal qualities and my professional background are quite unique and so they’d make me a really good fit for the role ("Bem, considero que a combinação das minhas qualidades pessoais e o meu percurso profissional são realmente excecionais, e por isso, seria a pessoa perfeita para o posto").
Para aprender mais palavras e expressões úteis, talvez tenha interesse em fazer este curso online gratuito de inglês para o trabalho, oferecido pelo British Council.
Passo 7: lidar com os nervos
Qualquer professor experiente pode falar-lhe dos efeitos que os nervos têm no nível de inglês dos seus alunos. Muitos passam de um 8 nas aulas para um 5 no exame oral. Evidentemente, é uma questão muito importante se vai realizar uma entrevista de trabalho neste idioma.
O que pode fazer? O facto de ter dedicado algum tempo aos passos anteriores deveria contribuir para reduzir esses nervos de alguma maneira, e, inclusivamente, fazer com que espere ansiosamente pelo momento da entrevista para poder impressionar todos com o seu extraordinário nível de inglês.
Para além disto, existem outros pequenos truques que também podem servir-lhe de ajuda. Na noite anterior, pode ver alguns vídeos do HeadSpace , com dicas simples para conseguir estar mais calmo. No dia da entrevista, tente falar alguma coisa em inglês como forma de aquecimento (idealmente com outra pessoa, ou, pelo menos, conversando consigo mesmo no espelho). E não se esqueça que um podcast ou uma música suave também podem relaxá-lo enquanto vai no caminho.
Resumindo: informe-se bem, prepare o vocabulário em inglês de que vai necessitar, explique as suas ideais com calma e de forma estruturada. E não se esqueça de relembrar a si próprio que tanto você como o seu inglês são mais do que adequados para o posto. Boa sorte!
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