Programa de Ensino Bilingue
O British Council encontra-se a trabalhar em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no Bilingual Schools Programme (Programa de Ensino Bilingue).
Entre 2011 e 2015, o British Council desenvolveu, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Bilingual Schools Project (Projeto de Ensino Bilingue Precoce). Numa escola bilingue, parte do currículo é ministrado em língua inglesa. Isto significa que, enquanto os alunos aprendem uma matéria como Estudo do Meio, estão também a adquirir conhecimentos da língua inglesa.
Os estudos levados a cabo em vários países têm demonstrado que esta é uma forma muito mais eficaz de aprender uma língua estrangeira do que através de aulas convencionais, acarretando ainda benefícios adicionais para a aprendizagem dos alunos.
O projeto-piloto em Portugal envolveu várias escolas em todo o país. Os professores do 1.º Ciclo contaram com o apoio de professores de Inglês no ensino em língua inglesa de Estudo do Meio e Expressões Artísticas. O British Council e a DGE apoiaram este projeto por meio de cursos de formação, visitas de monitorização às escolas e materiais didáticos.
Um estudo completo de avaliação externa foi realizado no outono de 2014 e os resultados deste estudo foram apresentados numa conferência em abril de 2015.
Consulte o relatório aqui:
http://www.dge.mec.pt/estudo-de-avaliacao-do-projeto-ensino-bilingue-precoce-no-1o-ciclo-do-ensino-basico
Em julho de 2016, a DGE convidou estabelecimentos de ensino pré-escolar e do ensino básico (1º e 2º Ciclos) a juntarem-se ao novo Programa de Ensino Bilingue. Tal irá conduzir a que, durante os próximos anos, um maior número de escolas de todo o país possa proporcionar aos seus alunos um currículo bilingue, enriquecendo desta forma a experiência de aprendizagem dos alunos e melhorando a sua proficiência na língua inglesa. O British Council continuará o seu trabalho com a DGE no apoio a este programa.
Mais informação
Para mais informações sobre o programa de ensino bilingue, queira por favor contactar Julie Tice ou a DGE (ver a ligação abaixo).