Veja o vídeo
Leonor Medeiros, arqueóloga e vencedora nacional do FameLab 2011, conta a sua experiência no FameLab e explica porque é que vale mesmo a pena participar!
FameLab é uma competição emocionante que visa descobrir comunicadores talentosos do mundo das ciências.
O FameLab é um dos maiores concursos de comunicação de ciência do mundo.
Quando está a ver uma história sobre ciência nas notícias e o apresentador se vira para o especialista e pergunta: “O que é que isso significa? O que é que isso faz?".
Esse especialista pode ser você!
O envolvimento com pessoas fora da comunidade científica permite:
- alterar estereótipos
- entusiasmar o público sobre o seu trabalho e sobre a ciência em geral
- justificar a utilização de financiamento público.
Por que espera?
Como se candidatar
Trabalha ou estuda nas áreas das ciências, engenharias ou matemática?
Se tem idade igual ou superior a 18 anos e acha que consegue explicar um conceito científico em apenas três minutos, poderá ganhar prémios fantásticos.
Pode candidatar-se enviando um vídeo da sua apresentação.
O tema é escolhido por si, mas certifique-se de que a apresentação tem uma duração máxima de três minutos.
A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser a sua apresentação quando a realizar perante o público.
Pode usar adereços mas apenas os que conseguir levar consigo para o palco. Não são permitidas apresentações em PowerPoint.
As eliminatórias e a final
As eliminatórias regionais são os primeiros passos na aventura do FameLab. Conseguir deslumbrar os júris garante-lhe um lugar nas fases seguintes do concurso depois de assistir um Masterclass de Comunicação.
Conduzida por alguns dos melhores comunicadores de ciência do mundo, esta Masterclass (ver abaixo) é um dos melhores prémios para todos os finalistas do FameLab..
Se tiver uma boa prestação, poderá chegar à final nacional, onde se irá bater para poder vir a representar o seu país nas finais internacionais do FameLab. Estas decorrem no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, normalmente em junho
O vencedor nacional irá participar, no Reino Unido, e competir nas finais internacionais do FameLab. Isto irá abrir um mundo de oportunidades já que o candidato irá conhecer e interagir com colegas cientistas de todo o mundo.
Em 2019 todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa vão estar envolvidas no FameLab, com todas - com exceção da Universidade Aberta - a organizar eliminatórias regionais em colaboração estreita com os Centros Ciência Viva locais.