Veja o vídeo

Leonor Medeiros, arqueóloga e vencedora nacional do FameLab 2011, conta a sua experiência no FameLab e explica porque é que vale mesmo a pena participar! 

FameLab é uma competição emocionante que visa descobrir comunicadores talentosos do mundo das ciências.

O FameLab é um dos maiores concursos de comunicação de ciência do mundo.

Quando está a ver uma história sobre ciência nas notícias e o apresentador se vira para o especialista e pergunta: “O que é que isso significa? O que é que isso faz?".

Esse especialista pode ser você!

O envolvimento com pessoas fora da comunidade científica permite:

  • alterar estereótipos
  • entusiasmar o público sobre o seu trabalho e sobre a ciência em geral
  • justificar a utilização de financiamento público.

Por que espera?

Como se candidatar

Trabalha ou estuda nas áreas das ciências, engenharias ou matemática?

Se tem idade igual ou superior a 18 anos e acha que consegue explicar um conceito científico em apenas três minutos, poderá ganhar prémios fantásticos.

Pode candidatar-se enviando um vídeo da sua apresentação. 

O tema é escolhido por si, mas certifique-se de que a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. 

A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser a sua apresentação quando a realizar perante o público.

Pode usar adereços mas apenas os que conseguir levar consigo para o palco. Não são permitidas apresentações em PowerPoint.

As eliminatórias e a final

As eliminatórias regionais são os primeiros passos na aventura do FameLab. Conseguir deslumbrar os júris garante-lhe um lugar nas fases seguintes do concurso depois de assistir um Masterclass de Comunicação

Conduzida por alguns dos melhores comunicadores de ciência do mundo, esta Masterclass (ver abaixo) é um dos melhores prémios para todos os finalistas do FameLab..

Se tiver uma boa prestação, poderá chegar à final nacional, onde se irá bater para poder vir a representar o seu país nas finais internacionais do FameLab. Estas decorrem no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, normalmente em junho

O vencedor nacional irá participar, no Reino Unido, e competir nas finais internacionais do FameLab. Isto irá abrir um mundo de oportunidades já que o candidato irá conhecer e interagir com colegas cientistas de todo o mundo.

Em 2019 todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa vão estar envolvidas no FameLab, com todas - com exceção da Universidade Aberta - a organizar eliminatórias regionais em colaboração estreita com os Centros Ciência Viva locais. 

Veja o que acontece numa masterclass do FameLab

Condições de candidatura

O concurso está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos e que trabalhe ou estude nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Tanto no setor privado como no público.

A capacidade de comunicação em língua inglesa é um dos critérios de avaliação. Durante a meia final e final nacional serão feitas perguntas em inglês aos candidatos. 

Normalmente, os candidatos terão de estar disponíveis para participar na meia-final, na masterclass, e na Final Nacional, que decorrerá em Lisboa. E, se for o vencedor do FameLab Portugal, para participar nas finais internacionais, que têm lugar em Cheltenham, Reino Unido. Datas ainda por definir.

Aceitamos candidaturas de:

  • Professores e investigadores em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática
  • Pessoas que trabalham na aplicação da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática (por exemplo, funcionários que lidam com patentes, profissionais de estatística, consultores para a indústria)
  • Estudantes de ciência, matemática, tecnologia ou engenharia com mais de 18 anos 
  • Pessoas que aplicam a ciência, matemática, tecnologia ou engenharia nas forças armadas ou em organismos governamentais
  • Pessoas que aplicam a ciência, engenharia, tecnologia ou matemática na indústria ou em meio empresarial.

Não podemos aceitar candidaturas de:

Pessoas que já são profissionais em comunicação de ciência, incluindo:

  • Assessores de imprensa ou de relações públicas, mesmo que trabalhem em organizações relacionadas com a ciência
  • Artistas que trabalhem em temas relacionados com as ciências
  • Performers cujos espetáculos sejam sobre ciência ou engenharia
  • Funcionários de Centros de Ciência que trabalham exclusivamente ou principalmente com o público
  • Jornalistas e apresentadores (em casos em que seja essa a sua atividade principal ou única)
  • Professores não-especializados

Se tem dúvidas sobre as condições de candidatura, por favor envie um email para: richard.fleming@britishcouncil.org

Quem são os membros do júri?

Os membros do júri do FameLab podem vir de áreas diversas e ter formações distintas, incluindo ciências, comunicação de ciência, meios de comunicação social, entidades envolvidas no FameLab e anteriores participantes no concurso FameLab.

Já fizeram parte do júri do FameLab Portugal: José Vítor Malheiros, António Granado, João Caraça, Carlos Fiolhais, Bárbara Teixeira, e mais.

Parceiros

Ciência Viva
A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - tem como associados instituições públicas e laboratórios de investigação. 

A Semana da Ciência e da Tecnologia e a Ciência Viva no Verão são duas das iniciativas dirigidas a um público generalista, que estão em curso desde 1997.

A Ocupação Científica de Jovens nas Férias, um programa que convida os alunos do ensino secundário a integrar equipas de investigação de instituições de todo o país, é outra das iniciativas iniciadas em 1997.

A Ciência Viva tem uma vasta experiência no estabelecimento de parcerias com investigadores para a realização de iniciativas de melhoria da educação científica nas escolas de ensino básico e secundário.

Ciência Viva é responsável pela criação de uma rede nacional de 20 Centros de Ciência interativos, que funcionam em estreita colaboração com universidades e poder local.
http://www.cienciaviva.pt 

Fundação Calouste Gulbenkian
Nasceu em 1956 como uma fundação portuguesa para toda a humanidade, destinada a fomentar o conhecimento e  a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das  artes, da beneficência, da ciência e da educação.

Criada por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação tem caráter perpétuo e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa (Portugal) e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).
https://gulbenkian.pt/en/ 

Cheltenham Festivals
Cheltenham Festivals é a entidade internacional parceira no FameLab. Cheltenham Festivals é a organização sem fins lucrativos que está por detrás dos aclamados festivais de Jazz, Ciência, Música e Literatura que têm lugar anualmente em Cheltenham. Foram eles que, em 2005, criaram o FameLab.
http://www.cheltenhamfestivals.com/ 

National Geographic
A National Geographic Partners (NGP) é uma joint venture entre a 21st Century Fox e a National Geographic Society que engloba todas as componentes de media e comerciais da National Geographic: o Canal, a Revista, livros, mapas, Nat Geo Kids, viagens, social, digital, web, produtos e licenciamento global.

A NGP alia uma marca mundialmente reconhecida e acarinhada com as capacidades de escala e distribuição globais da 21CF, de modo a revitalizar a marca e a passar as nossas histórias com um legado analógico até ao mundo digital contemporâneo. 27% dos nossos rendimentos são investidos na National Geographic Society, uma organização sem fins lucrativos, de modo a apoiar o trabalho desta organização nas áreas da ciência, conservação e exploração.
https://www.nationalgeographic.com/ 

Seja nosso parceiro

O FameLab conta com uma grande variedade de parceiros, sem os quais a realização deste concurso não seria possível.

Uma parceria com o FameLab significa:

  • O acesso a uma comunidade fantástica de alumni à qual pertencem alguns dos melhores jovens comunicadores de ciência no país
  • Ajudar a garantir que a ciência, a engenharia, a tecnologia e a matemática são promovidos entre os cidadãos comuns 
  • Contribuir para o desenvolvimento de jovens talentos
  • Estar na linha da frente organizações e empresas que reconhecem o valor de levar a ciência aos públicos o mais abrangentes possível.

Se está interessado em associar-se a este programa empolgante e líder mundial na identificação, formação ao treinar e orientação dos comunicadores de ciência do futuro, por favor entre em contato connosco.

História

Desde que foi criado, durante o Times Cheltenham Science Festival em 2005, o FameLab tem vindo a crescer e tornou-se o concurso de comunicação de ciência líder mundial.

A parceria com o British Council, iniciada em 2007, conduziu à globalização do concurso, com mais de 5000 jovens cientistas, engenheiros, matemáticos a participar em mais de 25 países diferentes. 

Envolvimento do Reino Unido

O Reino Unido é um centro de excelência para a comunicação científica e reconhece que a acessibilidade da ciência a um público não-científico é uma prioridade cada vez maior para os investigadores em todo o mundo.

Todos os anos, as Finais Internacionais do FameLab são realizadas como parte integrante do programa do Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido. Os vencedores nacionais de todo o mundo reúnem-se no festival para dar prova da sua destreza na comunicação de ciência, para conhecerem outros entusiastas comunicadores de ciência e aprender com especialistas britânicos no campo da comunicação de ciência.

Dicas dos membros do júri

Os três "C"s

O júri procura candidatos que se destaquem em termos de conteúdo, de clareza na apresentação, de carisma.

CONTEÚDO

O conteúdo das apresentações deve ser cientificamente correto. Se o tema escolhido está associado a alguma controvérsia ou incerteza, a apresentação deverá conter uma menção aos pontos de vista opostos. 

CLAREZA 

A clareza é essencial para uma comunicação de ciência eficaz. A estrutura da apresentação deverá permitir que o público e o júri consigam seguir facilmente a apresentação e estes deverão ficar com uma compreensão completa do conceito científico escolhido.

CARISMA

O público e o júri deverão sentir-se inspirados e entusiasmados com a ciência. O vencedor ideal será um apresentador carismático que faz da ciência algo fácil de entender, entertaining, entusiasmante, e que não só é capaz de comunicar ciência mas também partilha a sua paixão pela mesma.

10 Dicas dos membros do júri

  1. Pense sobre o início e o final – Agarre-nos logo no início e depois deixe-nos com um final que nos satisfaça e que nos deixe a sentir que fizemos uma viagem completa (é bom quando, de alguma forma, se volta ao início, mas esta não é a única maneira de terminar).
  2. Não tente copiar o estilo de outra pessoa – Use o que funciona consigo.
  3. Certifique-se de que o conteúdo científico é suficiente - Podemos aprender muito em três minutos, se tudo for bem contado.
  4. Fale-nos de algo que o entusiasme... - Esse entusiasmo ser-nos-á transmitido.
  5. Ponha de lado a rede de segurança que o PowerPoint constitui - Imprimir alguns slides numa t-shirt ou, pior ainda, em pedaços de papel laminado reduz a sua apresentação de três para duas dimensões.
  6. Esteja 100% presente – Estando ciente do que está a acontecer no aqui e agora,  mantém o público envolvido (mesmo que seja algo que está a correr mal!) - e demonstra que está confiante o suficiente para lidar com a situação.
  7. Não exagere na introdução – Claro que precisa de definir a cena, dar-nos um momento para entender quem é e nos conduzir ao assunto que vai tratar. Mas vai ter de fazer tudo isso rapidamente! A apresentação só começa verdadeiramente depois da introdução – que deve ser curta e incisiva.
  8. Tem de saber para onde vai - Por muito que tenha trabalhado o texto da sua apresentação, certifique-se de que conhece também os marcos principais: os pontos que o vão manter no caminho certo. Provavelmente serão cerca de cinco, e o último será normalmente o última linha da apresentação. Se isso tiver bem fixado na sua mente, então não importa quantas das linhas cuidadosamente escritas venham a desmoronar, continuará a saber como irá terminar. E terá assim menos uma distração.
  9. "Sobre que irão falar mais tarde?" – Sobre que é a sua apresentação? Precisa de ser capaz de responder a esta pergunta em, digamos, dez palavras. Essas palavras precisam de funcionar quando introduzidas por "Sabia que..." ou "Hoje ouvi uma coisa incrível...". Dar às pessoas informações ou conhecimentos memoráveis que elas podem usar como moeda social é a melhor maneira de espalhar ideias por aí.
  10. Pense em termos de representação teatral - O impacto de um adereço pode ser alterado pela forma como é introduzido - é transportado, pegou nele, ou é revelado de repente? Da mesma forma, pode arrastar o seu final, começar a revelá-lo aos poucos, ou a partir de uma direção inesperada. Não há maneira certa ou errada de o fazer; tem de escolher o que melhor combina consigo e com a sua história. Mas certifique-se de que escolhe uma maneira de fazer, em vez de apenas deixar acontecer.

Anteriores vencedores

Anteriores vencedores do FameLab Portugal partilham as suas experiências

Ligações externas